Dissertação

Design of a Ground Static Load test for a 3m joined wing flexíble sensorcraft EVALUATED

A nova exigência por aeronaves de alta altitude e longa autonomia com a capacidade de transportar avançados sensores sobre extensas áreas territoriais, originou um novo foco de projecto em aeronaves leves com estruturas e geometrias pouco convencionais. O conceito de joined wing sensocraft da Boeing é um exemplo. Esta configuracão possui benefícios mas também desafios. Uma das maiores preocupações é o comportamento não linear da asa posterior. Enquanto modelos computacionais têm sido desenvolvidos ao longo dos anos para estudar estes efeitos, dados experimentais, para validar os cálculos analíticos, são ainda uma escassa matéria. O objectivo desta tese é conceber um teste de cargas estático para um joined wing sensorcraft flexível por forma a perceber o seu comportamento (medindo deslocamentos, deformações e ângulos de torção) quando submetido a cargas estáticas que pretendem representar o equivalente a uma manobra de 2.25 g pull-up. O segundo objectivo é estudar a viabilidade de actualizar o modelo de elementos finitos, com base em deflexões ainda consideradas lineares, usando uma solução numérica linear. Desta forma, um plano de teste foi elaborado, onde condições de fronteira, soluções numéricas, equipamentos e sistema de aquisição de dados podem ser analisados e escolhidos. O teste é levado a cabo, e os dados importantes são recolhidos. Por fim, com base nos dados recolhidos das deformações lineares, o modelo computacional é actualizado. O intuito é elaborar e introduzir todo o processo inerente aos resultados obtidos, avaliando a viabilidade de actualizar um modelo não linear utilizando deflexões lineares.
sensorcraft, teste de cargas estático, não linear, modelo de elementos finitos, validação do modelo computacional.

Junho 12, 2017, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado