Dissertação

Análise da influência da temperatura e da humidade na secagem de massas vedantes utilizadas na indústria aeronáutica EVALUATED

Num mercado em crescendo competitivo, a procura contínua da eficiência produtiva tornou-se no principal objetivo de qualquer ciclo de produção na indústria aeronáutica. A otimização dos processos de fabricação e a redução dos tempos de entrega são imperativos para que seja possível o aumento tanto do retorno financeiro como do volume de negócios. Este trabalho resulta da colaboração entre o Instituto Superior Técnico e a OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, tendo como objetivo primordial a redução do tempo do ciclo de produção das asas de um certo tipo de aeronave. A fase do revestimento dos tanques de combustível constitui a etapa mais crítica (morosa) do ciclo produtivo das asas, não só pela minuciosidade do processo de aplicação de massas vedantes, mas sobretudo devido aos tempos de cura das massas vedantes. Através de ensaios laboratoriais realizados no Instituto Superior Técnico, foi avaliada a influência das condições de temperatura e humidade no comportamento das massas vedantes utilizadas na montagem das asas. Para além disso, foram acompanhados os trabalhos na linha de produção, realizando testes em provetes de simulação. Foi possível concluir que um aumento de temperatura e/ou humidade acelera a reação de cura das massas vedantes, reduzindo os respetivos tempos de cura. Para reduzir a dependência das condições ambientais, foram testados equipamentos que permitem acelerar a reação de cura das massas vedantes. No final, provou-se que os tempos de espera entre aplicações de massa vedante podem ser significativamente reduzidos, diminuindo assim o tempo de ciclo produtivo.
cura, massa vedante, montagem húmida, secagem ao toque, tanques de combustível, tempo de montagem

Novembro 30, 2016, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado