Dissertação

Calculation of in-flight cruise performance for integration in an EFB System - Development of a Computational Methodology EVALUATED

As tecnologias de informação estão a revolucionar as operações da aviação comercial, dentro e fora do cockpit. Processos manuais e documentação impressa vão sendo substituídos por sistemas computadorizados, graças à crescente portabilidade e poder computacional dos dispositivos eletrónicos. Os pilotos usam dispositivos eletrónicos portáteis conhecidos como Electronic Flight Bags (EFB), que permitem uma maior eficiência e segurança operacional das aeronaves. O uso de sistemas EFB tem crescido de forma significativa nos últimos anos. O EFB maximiza o potencial de ferramentas de cálculo de desempenho e documentação importante, tornando-os acessíveis aos membros da tripulação, onde quer que estejam. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que permite que membros da tripulação calculem perfis de voo para situações de emergência, aproveitando os mais recentes dados meteorológicos. A informação meteorológica que é disponibilizada antes de um voo está sujeita a sofrer alterações. Isto implica que, à medida que ela se vai alterando, poderão surgir melhores rotas de escape para situações de emergência. Este trabalho ajuda a companhia a aproveitar essas alterações da previsão meteorológica, aumentando a segurança operacional. A aplicação permite que o utilizador calcule perfis de emergência para falhas de pressurização e/ou de motor. Comparando o perfil calculado com as altitudes mínimas de voo, o software consegue determinar se o perfil satisfaz os requisitos impostos pela legislação para o tipo de falha em causa. Integrada no EFB da TAP, esta ferramenta beneficiará a forma como as rotas de emergência são geridas, aumentando a segurança em caso de emergência.
Electronic Flight Bag, Descida de Emergência, Desempenho de Aeronaves, Falha de Motor, Despressurização

Dezembro 5, 2016, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Fernando da Costa Figueiredo

TAP

Especialista

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado