Dissertação

GPS Heading and Pitch Estimation using Single-Frequency, Dual-Frequency or Wide-Lane Measurements EVALUATED

O Global Positioning System permite estimar a atitude de um veículo usando vários receptores com as antenas em posições fixas. As medições de fase da portadora, com precisão milimétrica, são usadas para esse fim. Contudo, estas medições têm um número inteiro de ciclos que é desconhecido, ao qual se da o nome de ambiguidade de fase. O método LAMBDA é actualmente reconhecido como o método mais eficiente para determinar as ambiguidades de fase, principalmente quando são usadas medições de dupla frequência (L1 e L2). Alternativamente, as frequências L1 e L2 podem ser combinadas para criar um novo conjunto de medições (wide-lane) com as quais o LAMBDA também pode ser aplicado. Usando apenas a frequência L1 o LAMBDA não é suficiente para resolver as ambiguidades, então, o método conhecido como Filtro de Ambiguidade é usado para estabilizar a solução obtida. Com as ambiguidades de fase determinadas, a atitude de um veículo pode ser estimada com elevada precisão. Nesta dissertação, a atitude é determinada usando as medições das frequências L1 e L2, wide-lane e só frequência L1, com o intuito de comparar estas três opções e verificar que os resultados obtidos com a frequência L1 conseguem atingir a mesma precisão que as outras duas opções. Para além disto, o filtro de Ambiguidade e estudado mais cuidadosamente, levando à implementação de um novo passo de verificação dentro deste filtro. Os resultados apresentados foram obtidos com testes de campo realizados com dois receptores, permitindo a determinação de dois ângulos de atitude (heading e pitch).
GPS, determinação de atitude, ambiguidade inteira de fase, duplas diferenças, Filtro de Ambiguidade, método LAMBDA

maio 25, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Eduardo Charters Ribeiro da Cunha Sanguino

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António José Castelo Branco Rodrigues

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar