Dissertação

Scaled UAV Prototyping and Control EVALUATED

O projeto Flexcraft em que este trabalho está inserido, visa projetar uma aeronave modular com uma fuselagem removível, numa colaboração entre o Instituto Superior Técnico e várias empresas entre as quais, AlmaDesign, SETsa, Embraer Portugal e a INEGI. Foi então construído e testado um aeromodelo à escala de um para dez, de modo a averiguar as potenciais vantagens e desvantagens da configuração escolhida e ao mesmo tempo, ganhar mais experiência neste tipo de aeronaves não convencionais. Adicionalmente, este trabalho propõe a implementação de um sistema de controlo no veículo não tripulado, para isso a configuração do sistema de controlo é desenhado a partir dos parâmetros determinados através de simulação e de medições experimentais. Este processo consiste na modelação da aeronave F02, tendo usado ferramentas como o MATLAB e SIMULINK. O sistema de controlo é também modelado no mesmo software e os ganhos da configuração do controlador são obtidos através de aplicação de técnicas de controlo linear por retroação Proportional–Integral–Derivative (PID) ao modelo linearizado da aeronave e são testados no modelo não linear. Por fim, um voo foi efetuado para averiguar qual o comportamento do protótipo real, retirar conclusões sobre a viabilidade desta configuração e perceber que trabalho futuro poderá ser efetuado utilizando o protótipo construído como plataforma de testes.
Veículo Aéreo Não-Tripulado, Modelação Dinâmica, PID, Projeto de Construção.

outubro 8, 2021, 8:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando José Parracho Lau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Francisco Fernandes Castro Rego

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Colaborador Docente