Dissertação

The Flying Saucer Concept for Micro Aerial Vehicles: Computational Study EVALUATED

Esta dissertação apresenta um estudo CFD sobre um disco rotativo em voo a ângulos de ataque 0º, 5º e 10º, procurando investigar a potencial aplicação desta geometria em MAVs. O software comercial FLUENT foi utilizado em simulações com IDDES. A geometria do disco é circular e infinitamente fina, pois não possui espessura. O número de Reynolds baseado no escoamento não perturbado e no diâmetro do disco foi fixado em 150,000. O AdvR varia entre 0 e 8, no qual AdvR é o quociente entre a velocidade da extremidade do disco devido a rotação e do escoamento. Para incidência nula, os momentos de rolamento e picada, medidos numa superfície do disco, sofrem uma mudança de sinal entre AdvR = 1 e 2, e 2 e 4, respetivamente. Um comportamento periódico foi observado para AdvR = 2, bem como uma linha de separação, que se movimenta para montante com aumento de rotação. A alpha = 5º, C_L permanece aproximadamente constante até AdvR = 2, pois uma bolha de separação está presente na superfície superior e magnitudes de rotação são baixas. A supressão da bolha e regiões intensas de baixa pressão, causadas pela rotação, ocorrem a AdvR = 4 e 8, levando a um aumento de C_L. O L/D diminui com rotação. Rotação diferencial (8,0) leva a um aumento de C_L enquanto que o caso (8,-8) reduz o momento de rolamento. Os resultados para alpha = 10º mostram que a rotação diferencial (8,0) elimina também a bolha de separação e aumenta a sustentação.
Disco Rotativo, Aerodinâmica, Micro-veículo Áereo, Mecânica dos Fluidos Computacional, IDDES.

julho 1, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Melo de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado