Dissertação

Metal Additive Manufacturing in Aeronautics: a Life Cycle Cost Perspective APPROVED

Atualmente, o fabrico aditivo mostra um enorme potencial em várias indústrias, como a aeroespacial, devido às suas vantagens. Caracterizada pela produção de peças camada a camada, esta tecnologia consegue produzir peças mais complexas e leves quando comparada com o fabrico convencional. Apesar de existir há algumas décadas para outros materiais, o fabrico aditivo em metal vem emergindo, podendo revelar-se fundamental no futuro. Para se proceder à adoção de novas tecnologias, é importante analisar o seu aspeto económico. Com este intuito, esta tese pretende desenvolver um modelo de custo para um processo de fabrico aditivo de metal. Este modelo permite identificar os fatores que mais influenciam o custo de produção e, usando um caso de estudo, comparar este processo com um convencional, forjamento. Foi estudado ainda o impacto que uma redução de peso numa aeronave tem na poupança de combustível. Aliando esta redução ao custo de produção, observaram-se os benefícios que advêm da utilização do fabrico aditivo. Esta tecnologia poder-se-á revelar muito vantajosa com o seu necessário desenvolvimento. Ao permitir o fabrico de peças de diferentes geometrias na mesma produção, para volumes de produção baixos e médios, o fabrico aditivo de metal pode competir com os métodos tradicionais e gerar poupanças elevadas, algo que na indústria aeronáutica poderá ser uma mais valia.
Fabrico aditivo, modelo de custos baseado em processos, aeroespacial, estimativa do tempo de produção, fusão em cama de pó, redução do consumo de combustível.
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Joana Serra da Luz Mendonça

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Inês Esteves Ribeiro

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar