Dissertação

Conceptualization and Application of Unmanned Aerial Vehicles Design Methodology EVALUATED

Veículos aéreos não tripulados, Unmanned Aerial Vehicles (UAV) em inglês, são objeto de estudo há mais de meio século. Os primeiros passos dados no mundo das aeronaves não tripuladas foram, na sua maioria, vinculados à transformação de aeronaves tripuladas existentes em aeronaves não tripuladas. Com a evolução tecnológica das últimas décadas, o UAV surgiu como uma aeronave única, com um ramo dedicado da indústria da aviação. Apesar deste facto, o mundo dos UAV ainda é um pouco secreto quando se trata do projeto conceptual de tais máquinas. Como existem metodologias para projeto conceptual de aeronaves tripuladas, formuladas por autores como Jan Roskam, Daniel P. Raymer, Thomas. C. Corke e Mohammad H. Sadraey, entre outros, uma metodologia similar também deveria ser desenvolvida para o projeto de UAV de asa fixa. Embora tal metodologia possa ser parcialmente baseada nas metodologias de projeto conceptual de aeronaves tripuladas existentes, há muitos detalhes que impõem uma grande diferença entre aeronaves tripuladas e aeronaves não tripuladas existentes, desde a geralmente diferente massa à descolagem até à configuração geral da aeronave. A singularidade do UAV em comparação com aeronaves tripuladas torna-se ainda mais evidente à medida que o número de Reynolds experienciado em voo desce, devido ao menor tamanho e menor velocidade de voo. A conceptualização e aplicação de tal metodologia é o objetivo deste trabalho, que culmina no desenvolvimento de um UAV da classe Medium Altitude Long Endurance (MALE) para ser posteriormente fabricado pela UAVision Aeronautics.
Metodologia de Projeto Conceptual, Veículos Aéreos Não Tripulados, Veículos Aéreos Romotamente Pilotados, Média Altitude Longa Resistência, Baixo Reynolds.

julho 3, 2019, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Agostinho Rui Alves da Fonseca

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar