Dissertação
Comparison of process performance of Additive Manufacturing FRTP in a lifecycle perspective for aerospace application EVALUATED
A fabricação aditiva (AM) tem estado, recentemente, no centro das atenções da indústria aeroespacial. A possibilidade de melhorar certos aspetos críticos, como o peso, geometrias complexas ou a corrosão dos materiais levou a que alguns fabricantes dedicassem algum tempo e recursos para o desenvolvimento desta tecnologia. Esta tese foca-se no desenho e produção de um trem de aterragem de de braço de torção uma aeronave não tripulada, utilizando um processo de AM, Fused Deposition Modeling, para produzir um componente de termoplástico reforçado com fibra (FRTP). O processo de desenho da peça FRTP, para ser produzida por fabricação aditiva, tem como principal objetivo alterar o design da peça enquanto são respeitados os requisitos mecânicos iniciais. O objetivo é recolher todos os dados desta produção e estabelecer uma comparação com uma peça que cumpre os mesmos requisitos mecânicos, mas que é feita em alumínio utilizando fresagem CNC, um método de produção subtrativo. O objetivo do life cycle costing (LCC) é determinar o custo unitário de uma peça para os dois métodos de produção, para entender se é viável a produção deste componente utilizando AM. Finalmente, é feito uma avaliação do ciclo de vida (LCA) para avaliar o impacto ambiental das duas tecnologias. Concluiu-se que o componente de alumínio, produzido por fresagem CNC, é melhor comparando a massa e o volume da peça e também tem custos de produção significativamente mais baixos. Também se concluiu que o impacto ambiental é mais baixo para a peça de FRTP produzida por AM FDM.
novembro 27, 2018, 17:30
Publicação
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