Dissertação

Noise from jets exiting from nozzles with chevrons: an experimental study EVALUATED

Os regulamentos de ruído em aeroportos têm vindo a tornar-se cada vez mais rigoros devido ao impacto ambiental que a poluição sonora tem na sociedade. Vendo o futuro crescimento da insdústria aeronáutica limitado pelas emissões sonoras das aeronaves, os fabricantes de motores têm vindo a trabalhar em novas soluções para reduzir este mesmo ruído. O actual estado da arte em tecnologias passivas de redução deste ruído passa pela utilização de tubeiras com chevrons. Estas tubeiras possuem recortes no bordo de fuga que promovem uma mistura acelerada do jacto com o ar ambiente em seu redor, resultando numa redução da pluma do jacto e consequentemente do seu ruído. O objetivo desta dissertação passa por testar experimentalmente, no túnel de vento aero-acústico do IST, a capacidade de redução do ruído do jacto de uma tubeira com chevrons, comparando os seus niveis de ruído com os de uma tubeira circular. Os resultados revelaram que não há um beneficio significativo na utilização de chevrons para a gama de velocidades testada. Apesar de no geral haver uma tendência para reduzir o ruído por parte dos chevrons, em certas gamas de frequência os chevrons tendem a aumentar substancialmente os nivéis de ruído. Uma oportunidade adicional surgiu para verificar experimentalmente o efeito que a camada de corte do jacto tem na transmissão de sons. Os resultados evidenciaram uma realocação de energia acústica da onda sonora para outras frequências próximas da original, expondo o fenómeno de 'spectral broadening'.
ruído aeroacústico, redução ruído do jacto, túnel de vento aero-acústico, tubeira com chevrons, alargamento espectral

novembro 14, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar