Dissertação

A 0-D Off-Design Performance Prediction Model of the CFM56-5B Turbofan Engine EVALUATED

Nesta tese, um modelo de desempenho para o motor CFM56-5B foi desenvolvido utilizando o software GasTurb, de maneira a estudar o impacto que o desempenho do compressor de alta pressão tem no desempenho global do motor. A modelação inicia-se por seleccionar um ponto de referência de operação, seguindo se a modelação em condições não nominais, onde o modelo é equiparado com o desempenho de um motor existente. As ferramentas do GasTurb permitem avaliar a condição de um motor, ao introduzir parâmetros do motor testado no software. Uma base de dados foi criada, utilizando VBA macros do Excel, para facilitar o processamento de dados e armazenar dados de desempenho de diferentes motores. Desta maneira, é possível identificar quais os componentes menos eficientes. A tese foca-se no desempenho do compressor de alta pressão, e na diferença de desempenho quando são utilizados pás reparadas ou novas. Foi demonstrado que os compressores de alta pressão são mais eficientes, quanto maior for a percentagem de pás novas instaladas. O estudo desenvolvido realça a importância dos primeiros andares no desempenho do compressor. Com o trabalho desenvolvido, a TAP M&E tem em seu poder, uma ferramenta que permite avaliar a condição de motores CFM56-5B, e ajudar os engenheiros de manutenção a optimizar os seus recursos de maneira a alcançar o desempenho desejado dos seus clientes.
Pás de compressor, Perda de desempenho, Motor Turbofan, Modelo de Desempenho, Manutenção, Ferramenta de decisão

outubro 11, 2017, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Miguel Abreu Ribeiro Henriques

TAP

Engenheiro

ORIENTADOR

André Calado Marta

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar