Dissertação

Caracterização do Comportamento Dinâmico de um Intercooler EVALUATED

O trabalho apresentado nesta dissertação, foi realizado com o apoio da empresa JDeus & Filhos S.A., com o objectivo de estudar o comportamento dinâmico de um intercooler produzido pela empresa, destinado ao Alfa Romeo Giulietta. A fim de se atingir este objectivo efectuaram-se ensaios laboratoriais para definir a matriz de acelerância a partir de forças independentes aplicadas nos vários suportes do intercooler e identificar os parâmetros modais da estrutura. Estes resultados foram posteriormente comparados com resultados numéricos de análises de elementos finitos fornecidos pela entidade empresarial JDeus®. Também foi levada a cabo uma definição da matriz de transmissibilidade entre os apoios e uma coordenada de interesse que foi depois usada com dados recolhidos em testes de estrada, fornecidos igualmente pela empresa JDeus®. O set-up e o procedimento experimentais são descritos neste documento assim como o procedimento para a identificação modal. Os parâmetros modais obtidos pelos procedimentos experimentais mostram que o intercooler estudado não corre o risco de entrar em ressonância devido às vibrações impostas pelo funcionamento normal de um automóvel (de acordo com os critérios usados pelos OEM).
intercooler, análise modal, identificação modal, transmissibilidade

dezembro 2, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

António Manuel Relógio Ribeiro

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar