Dissertação
Caracterização do Comportamento Dinâmico de um Intercooler EVALUATED
O trabalho apresentado nesta dissertação, foi realizado com o apoio da empresa JDeus & Filhos S.A., com o objectivo de estudar o comportamento dinâmico de um intercooler produzido pela empresa, destinado ao Alfa Romeo Giulietta. A fim de se atingir este objectivo efectuaram-se ensaios laboratoriais para definir a matriz de acelerância a partir de forças independentes aplicadas nos vários suportes do intercooler e identificar os parâmetros modais da estrutura. Estes resultados foram posteriormente comparados com resultados numéricos de análises de elementos finitos fornecidos pela entidade empresarial JDeus®. Também foi levada a cabo uma definição da matriz de transmissibilidade entre os apoios e uma coordenada de interesse que foi depois usada com dados recolhidos em testes de estrada, fornecidos igualmente pela empresa JDeus®. O set-up e o procedimento experimentais são descritos neste documento assim como o procedimento para a identificação modal. Os parâmetros modais obtidos pelos procedimentos experimentais mostram que o intercooler estudado não corre o risco de entrar em ressonância devido às vibrações impostas pelo funcionamento normal de um automóvel (de acordo com os critérios usados pelos OEM).
dezembro 2, 2016, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
António Manuel Relógio Ribeiro
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar