Dissertação

Analysis of the Flow in the Boundary Layer of a Marine Propeller Blade Calculated with a RANSE Method EVALUATED

Os modelos RANS têm sido e são utilizados nas áreas da Engenharia Naval e Aeronáutica em investigações de Mecânica de Fluídos Computacional pelo seu grande potencial para a previsão da performance de rotores. Tal é o seu potencial que ainda é uma área de investigação em áreas de engenharia. Nesta Tese, o objetivo principal é obter os resultados de parâmetros relevantes da camada limite num hélice marítimo a partir de cálculos RANSE. Dois modelos de turbulência são utilizados para a previsão da performance do hélice e para a comparação com os resultados experimentais obtidos por Jessup em 1984. Uma validação numérica dos resultados também é feita, onde a incerteza numérica e o erro de discretização são estimados. Os resultados obtidos mostram uns valores de incerteza numérica a erro muito aceptáveis, e geralmente uma boa concordância dos resultados simulados com os dados experimentais. Ainda que os dois modelos apresentam resultados parecidos mas diferentes, o modelo gamma - Re theta é considerado ser mais adequado para este trabalho, já que inclui uma região de camada limite laminar e outra turbulenta, com a região de transição no meio. O modelo k - omega SST é considerado não tão bom neste caso tratado aqui.
Modelo de turbulência e transição, Hélice marítimo, RANSE, Simulação

fevereiro 2, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Ribeiro Costa Baltazar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Colaborador Docente