Dissertação
Introduction of a career planning system for Aerospace Engineering students EVALUATED
O mundo atual tem sido frequentemente descrito como volátil, incerto, complexo e ambíguo (VICA). A realidade do trabalho está a mudar a um ritmo mais rápido do que nunca e o acesso livre a informação nunca foi tão generalizado. De forma a preparar os estudantes para um futuro cada vez mais complexo e para os qualificar para carreiras de sucesso, as instituições de ensido precisam de se reimaginar e garantir o acesso dos seus alunos a informação e ferramentas curadas e relevantes, para lá do conhecimento técnico tradicional. Nos últimos anos, o Técnico tomou um passo importante neste sentido ao desenvolver o novo modelo de ensino Técnico 2122. Este trabalho tem como objetivo apoiar a implementação deste novo modelo focando-se num aspeto crítico da educação em engenharia no século XXI: desenvolvimento de carreira. Várias abordagens diferentes ao planeamento de carreira são possíveis e válidas. Ao longo deste trabalho, são apresentadas diversas iniciativas de outras universidades líderes, são analisados os sistemas atuais do Técnico e é feita uma revisão das principais teorias de psicologia vocacional. As perspectivas das principais partes envolvidas no desenvolvimento de carreira de estudantes de Engenharia Aeroespacial (alunos, alumni, órgãos da universidade e empresas da indústria Aeroespacial) são analisadas de forma a identificar os principais problemas e possíveis soluções. Por fim, é proposto um conjunto de sugestões para contribuir para um sistema de planeamento de carreira mais coerente, através da adaptação ou desenvolvimento das práticas atuais ou da introdução de novas iniciativas.
dezembro 29, 2020, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
António José Castelo Branco Rodrigues
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar