Dissertação

Aplicação de metodologias de Lean Manufacturing na reparação de componentes aeronáuticos EVALUATED

A presença de crescente competitividade no setor aeronáutico força as empresas a desenvolver estratégias e avançar para superar seus concorrentes. Para fazer isso, é necessário reduzir custos desnecessários que não agregam valor ao produto final. É aqui que nasce a filosofia Lean, que se baseia em encontrar os diferentes desperdícios que podem estar em qualquer situação, para finalmente eliminá-los por diferentes técnicas. Seguindo os princípios desta metodologia, pretende-se reduzir o tempo que os motores levam a ser reparados na OGMA, dado que haverá um aumento no volume de motores recebidos para o próximo ano e torna-se necessário atingir essa previsão. Para isso, são analisadas quais atividades são aquelas que atualmente possuem um Lead Time maior e foi concluído que eram aquelas que faziam parte dos processos da reparação. Uma análise foi então realizada para verificar quais peças do motor são as mais críticas, tendo em conta diferentes critérios, tais como o tempo que leva para repará-las, sua probabilidade de ser reparada e sua ordem na montagem final no motor. Uma vez identificadas essas partes, foi realizado um mapeamento dos respetivos fluxos de reparação das peças selecionadas pelos diferentes centros de trabalho para identificar os bottlenecks nos referidos processos. Uma vez identificados, várias soluções foram propostas para eliminá-los, atingindo uma redução de aproximadamente 70% no tempo de espera. Por fim, com a conclusão da referida tese e os resultados obtidos, destaca-se a importância da aplicação de metodologias enxutas nas empresas para redução de custos e permanência em posições competitivas.
Lean Manufacturing, desperdícios, bottlenecks, motores, reparação.

Setembro 26, 2019, 16:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado