Dissertação

Flight Efficiency Evaluation Tool for Airspace Design EVALUATED

Pelo mundo inteiro, a aviação tem desempenhado um importante papel nas deslocações de milhões de pessoas, o que associado a ser o transporte mais rápido e seguro existente, tem levado a um crescimento acentuado do tráfego aéreo nos últimos anos e uma consequente pressão acrescida sobre os prestadores destes serviços. Este documento apresenta, assim, o trabalho desenvolvido no âmbito da tese de mestrado “Flight Efficiency Evaluation Tool”. O objetivo deste projeto é criar uma ferramenta que, recebendo dados de um utilizador, por exemplo um projetista de espaço aéreo, consiga gerar informação relevante para a avaliação de rotas em termos de frequência de utilização, distância, custos, atrasos e sectores cruzados, que permitam ajudar a criar percursos mais eficientes, curtos e baratos e assim optimizar a atual rede de rotas disponíveis. Para tal, essa ferramenta deverá ter acesso a uma base de dados contendo informação respeitante a voos já realizados, a partir da qual gerará dados estatísticos e testará possíveis novas rotas nunca antes utilizadas, conforme a vontade do utilizador. Após concluído a fase inicial do programa, e realizados vários testes, foi possível verificar que apesar de cada rota ser influenciada por múltiplos factores, com o desempenho desta ferramenta torna-se muito mais simples para o projetista determinar quais as rotas menos eficientes de forma a evitar a acumulação de atrasos e cancelamentos de voos e ao mesmo tempo criar rotas mais eficientes e reduzir o impacto ambiental por elas criado.
Avaliação de Rotas, Optimização de Rotas, Desenho de Espaço Aéreo, Análise Estatística.

Dezembro 4, 2019, 0:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Jesús Conde Gomez

NAV Portugal

Engenheiro

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar