Dissertação

Evaluation of the pressurization conditions on the aircraft C-130 EVALUATED

Problemas de pressurização são muito comuns nos aviões. Para que estes consigam operar correctamente é vital que não existam fugas de ar na cabine, excepto devidamente controladas, de modo a manter uma pressão interna que possibilite à tripulação voar acima dos 3000 pés. A pressurização e os seus ciclos de pressão e descompressão representam também uma carga adicional na estrutura da fuselagem. Para caracterizar o objecto de estudo e o problema em questão foi feito um levantamento sobre o funcionamento do sistema de pressurização do C-130. Foram elaborados dois estudos, o primeiro onde se identificou os procedimentos normativos para a detecção e reparação de fugas de pressurização. Acompanhou-se em termos práticos este processo, tanto ao nível de detecção como de selagem e eliminação de fugas. O segundo estudo foi feito relativamente ao impacto do diferencial de pressão na estrutura do avião e à quantificação das cargas de pressurização máximas. Dado que o avião possui uma fuselagem central não circular, onde está situado o trem principal de aterragem, foi feita uma Análise de Elementos Finitos de modo a estudar os esforços situados na zonas de união e de transferência de cargas. Foi também feita uma análise a uma das vigas da estrutura modelada em CAD possibilitando assim a comparação entre análises bem como a validação dos resultados.
Aeronave, Fuselagem, Fugas, Diferencial de Pressão, Pressurização, Análise Estrutural

junho 27, 2017, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado