Dissertação
Webcam motion detection and tracking interfaces for immersive embodied experiences EVALUATED
O rastreamento de objetos através de vídeo constitui uma área importante de Visão Computacional. O seu potencial é enorme, incrementando a interação homem/computador. O rastreamento de objetos através de vídeo interessa a muitos setores de atividade humana, designadamente, à segurança e vigilância, ao entretenimento e às artes. A operacionalização da nossa proposta compreende três etapas: (1) a realização duma análise para identificar a região da imagem em que ocorreu o movimento; (2) o reconhecimento do objeto que se moveu; (3) a utilização de técnicas para prever os movimentos posteriores do objeto. Nesta dissertação, descrevemos os métodos que consideramos mais relevantes para realizar cada uma das etapas deste rastreamento tecnológico. Mas apresentamos, igualmente, o trabalho que realizámos para o projeto colaborativo de dança e tecnologia, Senses Places. Este projeto promove performances de realidade mista e tem colaboradores do mundo inteiro. Encontrando-se, tanto no mundo real, como no mundo virtual, os participantes envolvem-se cinestesicamente em novas experiências, expandindo a consciência artística e cultural, e também os limites humanos. O nosso contributo consiste na criação de uma interface de realidade mista, que reconhece os movimentos realizados à frente de uma webcam, traduzindo-os para um mundo virtual. Em correspondência com este processo, um avatar movimenta-se no mundo virtual, tecnologicamente produzido. Sucessivamente, explicamos as várias fases processuais, que nos permitem atingir a melhor interface. Centramo-nos nas técnicas de rastreamento que utilizamos, assim como nas realizações que produzimos no mundo virtual, consistindo estas em dar respostas com animações adequadas no avatar.
junho 1, 2016, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar