Dissertação
Localização de Fontes Acústicas em Interiores de Avião usando o Conceito de Transmissibilidade EVALUATED
A presente tese responde essencialmente à seguinte questão: como localizar fontes acústicas harmónicas tendo acesso a um conjunto reduzido de pressões medidas. Para abordar este problema, e inspirado em recentes estudos em dinâmica estrutural, o autor propõe um novo conceito de matriz de transmissibilidade de pressões. A transmissibilidade relaciona as pressões medidas com conjuntos de pressões desconhecidas em potenciais locais de fontes. Não obstante o conceito de transmissibilidade escalar já ser tratado na literatura, estes desenvolvimentos são considerados importantes, por exemplo, em casos onde as posições são inacessíveis. A localização das fontes é efectuada comparando o erro ou correlação entre pressões medidas, para uma dada gama de frequências, e pressões estimadas. As pressões estimadas são obtidas por um modelo de elementos finitos que assume fluído invíscido e compressível, ausência de escoamento médio e pressão e densidade médias uniformes no domínio. Casos simples ilustram a detecção de fontes pontuais em domínios unidimensionais ou localização de uma ou duas fontes em linha em domínios bidimensionais simples. Uma versão simplificada (em duas dimensões) de interior de avião foi modelada onde se testa com sucesso a localização de uma fonte em linha. Finalmente, note-se que o conceito de matriz de transmissibilidade de pressão é considerado uma nova e significativa contribuição, dado que o autor não a encontrou na literatura. O método de localização é uma exploração académica das aplicações da transmissiblidade que revelou o seu potencial e limitações. Adicionalmente, é requerido um modelo suficientemente preciso do domínio e são esperados cálculos computacionais intensivos.
junho 22, 2016, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Miguel António Lopes de Matos Neves
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar