Dissertação

Mid-Life Update das aeronaves F-16 –Caso de estudo da bulkhead inferior do trem de aterragem principal EVALUATED

Esta tese tem como objetivo abordar o programa de manutenção Mid-Life Update (MLU) realizado às aeronaves F-16 na OGMA. Para tal houve contacto permanente com as áreas de Programação e Controlo de Produção e Engenharia de Manutenção, tentando reconhecer qual o papel de cada uma no programa, e de certa forma recriar um pouco o trabalho por elas produzido. Com a Programação e Controlo de Produção foi identificada a necessidade de implementar uma ferramenta visual relacionada com o sistema de Cartas de Trabalho enviadas para a manutenção do F-16 no hangar. De modo a otimizar interpretação dos dados importantes destas Cartas de Trabalho foi desenvolvida uma Macro em Visual Basic. Esta Macro permite através de um clique criar um gráfico Gantt através dos dados do dia anterior. O resultado final é uma visualização em tempo real do que se está a passar em relação aos objetivos a cumprir para cada tarefa de manutenção. Com a Engenharia de Manutenção foi identificado um componente crítico substituído durante o MLU. Com base nos desenhos técnicos fornecidos, este foi modelado em 3D num software de CAD e em seguida foi importado num software de Elementos Finitos onde foram realizadas diferentes análises, nomeadamente estática, de fadiga, propagação de fenda por fadiga e Cold Work. Com estas análises pretende-se verificar se existe plastificação e em último caso rotura do componente durante o seu tempo de vida.
MLU, Bulkhead, Rotura, Fadiga, Propagação de Fenda, Cold Work

novembro 19, 2015, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado