Dissertação

Control law adaptation for helicopter in turbulent air EVALUATED

Actualmente, o Automatic Flight Control System (AFCS) é utilizado para ajudar o piloto a realizar as suas tarefas, a fim de reduzir sua carga física e cognitiva. No entanto, o ajuste do AFCS normalmente é um compromisso entre desempenho e conforto. Neste estudo, um exemplo de AFCS do helicóptero é considerado. O objectivo deste estágio na Thales Avionics é modificar este AFCS para aumentar o conforto de passageiros em ar turbulento, mantendo um bom desempenho em ar calmo. A metodologia seguida é a concepção de um mecanismo de detecção de turbulência, que deve ser capaz de seleccionar o controlador original em ar calmo, e em caso de detecção de turbulência, mudar o controlador para aquele que aumenta o conforto. A fim de aumentar o conforto dos passageiros em ar turbulento, a actividade do AFCS é reduzida para eliminar as acelerações indesejáveis sentidas pelo helicóptero. Este estudo foi centrado no sistema de controlo de velocidade, e as modificações realizadas sobre este sistema pretendem minimizar a aceleração longitudinal encontrada em ar turbulento. Os resultados obtidos são quantificados utilizando o padrão de avaliação de conforto dos passageiros (ISO-2631).
Automatic Flight Control System, conforto, desempenho, ar turbulento, helicóptero, mecanismo de detecção de turbulência

novembro 30, 2015, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Raul Carreira Azinheira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar