Dissertação

Design of A Ground Vibration Test Certification System For Unmanned Air Vehicles EVALUATED

Nas últimas décadas, surgiu uma tendência de definir cada aspecto das estruturas que nos circundam. A previsão do seu comportamento em cada situação operacional é necessária para que possamos ter um ambiente circundante mais seguro e no qual podemos confiar. Um aspecto importante sempre presente é a integridade estrutural do que fabricamos. Numa perspectiva mais especifica, podemos analisar os modos de vibração de estruturas. Em aeronaves este problema tem um impacto ainda maior. É preciso ter aeronaves de confiança que consigam suportar todos os tipos de vibração impostos e há um estudo continuo desses aspectos. Para fazer isso, análise modal experimental tem sido um aspecto muito importante no processo de certificação de aeronaves. Permite validar e actualizar os modelos computacionais necessários para ter permissão de voo e para poderem ser feitas as análises estruturais e aeroelásticas finais. Nesta tese, testes de vibração em solo foram feitos num UAV de pequenas dimensões de maneira a adquirir dados modais críticos necessários para a actualização de modelos de elementos finitos. Foram feitos testes de impacto e com o uso de vibradores em duas configurações de asas diferentes, para permissão de voo nos dois casos. É o objectivo deste trabalho apresentar todo o processo e resultados dos testes feitos e avaliar ao mesmo tempo se os procedimentos usados podem ser ou não aplicados não só a modos lineares mas também a não lineares.
Análise Modal Experimental, Testes de Vibração em Solo,  Testes Modais, Estimação de Parâmetros Modais

Novembro 18, 2015, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Giacomo Frulla

Politecnico di Torino

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado