Dissertação

Off-Design Performance Prediction of the CFM56-3 Aircraft Engine EVALUATED

O desempenho global de um turbina de gás pode ser estimado sabendo os principais parâmetros de desenho do motor, no entanto, isto é bastante difícil devido à quantidade limitada de informação que os produtores de motores deixam escapar para o público em geral. A informação que é necessária para estimar o ciclo termodinâmico de uma certa turbina a gás não está disponível. Um modelo capaz de estimar estes dados desconhecidos tem então de ser criado. Nesta tese, um modelo de desempenho do motor CFM56-3 foi desenvolvido utilizando o software de modelação GasTurb. O motor escolhido foi o CFM56-3 por ser um dos mais utilizados por todo o mundo e de a TAP Manutenção & Engenharia estar certificada para o receber na sua Oficina. Esta dissertação coloca maior ênfase no desenvolvimento e validação do modelo do motor, bem como na sua utilidade para a Oficina de Motores da TAP Manutenção e Engenharia. O modelo do motor possibilitará à TAP Manutenção e Engenharia analisar o desempenho de uma turbina a gás, bem como comparar o desempenho de qualquer motor CFM56-3 com o desempenho do modelo com vista a estimar degradações nos seus componentes. O maior benefício para a TAP M&E por usar o modelo de desempenho é a possibilidade de efectuar reparos selectivos, permitindo poupar horas de trabalho e reduzindo os custos de reparação.
Turbina de gás, modelo de desempenho, GasTurb, efeitos de degradações, folgas na ponta das pás.

Novembro 30, 2015, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Miguel Abreu Ribeiro Henriques

Tap Air Portugal

Eng.

ORIENTADOR

André Calado Marta

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar