Dissertação
Development of Operating Cost Models for the Preliminary Design Optimization of an Aircraft EVALUATED
Estimar os custos de operação de uma aeronave durante a fase de design é fundamental para direccionar o projecto para uma solução competitiva em termos de custos relativamente aos restantes aviões existentes no mercado. Perder a noção dos custos operativos durante a optimização pode significar que a aeronave, apesar de poder ter avanços tecnológicos significativos, seja tão mais custosa de operar em relação às aeronaves concorrentes que nenhuma companhia aérea deseje comprá-la. Nesta tese são desenhados modelos para determinar os custos de operação de uma aeronave na fase de design preliminar do processo de optimização, sendo relativamente simples e dependentes principalmente das características físicas e de performance mais importantes do avião. Os modelos são desenhados de forma a que o utilizador possa definir diferentes missões a serem executadas pela aeronave na sua operação, tais como o alcance dos voos ou as regiões de operação, de maneira a adaptá-los à actividade individual de cada companhia aérea. Apesar da relativa simplicidade dos modelos, os resultados obtidos têm a mesma magnitude dos custos de diferentes companhias aéreas de várias regiões do mundo. Para além disso, os modelos mostraram ser úteis na determinação das diferenças entre os CASK (custo por lugar disponível e quilómetro) de diferentes rotas, através da identificação das componentes do custo com maior impacto no CASK total, e na escolha do design mais adequado ao perfil de missões de uma determinada companhia aérea, através do cálculo dos lucros gerados usando frotas compostas apenas por cada um dos designs em comparação.
novembro 24, 2015, 8:0
Publicação
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