Dissertação

Fault Prediction in Aircraft Tires Using Bayesian Networks EVALUATED

O estado e manutenção dos pneus de uma aeronave são de grande importância visto que estes são componentes que suportam uma grande variedade de agressões e condições durante a rolagem, descolagem e aterragem. Quando um pneu apresenta sinais de desgaste ou de danificação que possam pôr em causa a segurança da aeronave, este é removido e substituído por um pneu reparado. No entanto, de forma a evitar atrasos na operação da aeronave, é essencial que um pneu de substituição seja previamente preparado e esteja disponível para instalação, e para isso a gestão de diferentes secções da manutenção desempenha um papel crítico. As decisões de gestão destas secções são frequentemente desafiadas por falhas inesperadas de pneus, e os planos de trabalho estão constantemente sujeitos a alterações, o que resulta numa gestão ineficiente dos recursos disponíveis. Com o objectivo de atenuar este problema, a presente tese propõe uma ferramenta de previsão de falhas de pneus baseada em redes Bayesianas. Esta ferramenta apresenta o número de pneus de cada tamanho que está previsto falhar para um período de três dias, uma semana ou um mês especificado pelo utilizador. Este estudo está dividido em duas partes: na primeira parte é feita uma análise de relevância recorrendo ao método ANOVA para determinar que variáveis têm um maior impacto no número de ciclos que um pneu executa entre falhas; e numa segunda parte, um modelo de regressão com uma rede Bayesiana é aplicado para obter as previsões que se pretendem.
Redes Bayesianas, ANOVA, previsão de falha, manutenção de pneus de aeronaves

novembro 18, 2015, 14:0

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Orientação