Disciplina Curricular

Antenas e Propagação AP

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2017

Contextos

Grupo: MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Tronco Comum

Período:

Grupo: MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Aviónica > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa proporcionar formação de base sobre aspectos teóricos e práticos de antenas e de propagação de ondas electromagnéticas em presença da Terra, suportada na Teoria do Campo Electromagnético. Pretende-se não só tornar os alunos aptos a lidar na sua futura vida profissional com estes temas na perspectiva do utilizador, como também abrir o caminho para uma eventual formação posterior mais específica no caso de envolvimento em actividades de projecto tecnológico ou científico.

Programa

O programa desta disciplina está dividido em três blocos complementares: ASPECTOS DA TEORIA DO CAMPO ELECTROMAGNÉTICO. Apresenta-se a formulação básica da Teoria do Campo Electromagnético, primeiro para propagação em meios ilimitados, depois junto da interface de meios semi-ilimitados, sem e com fontes Termina-se com o estudo de propagação guiada em linhas de transmissão e em guias de onda. ANTENAS. Apresentam-se os conceitos básicos, como diagrama de radiação, directividade, impedância, polarização, largura de banda, abertura efectiva e a antena como elemento de um sistema de comunicações. Estuda-se a teoria de agregados de antenas na perspectiva da análise, e estudam-se vários tipos de antenas elementares potenciais elementos dos agregados. Este estudo é complementado com a abordagem de diversos aspectos práticos relacionados com o fabrico e instalação de antenas. . RÁDIO-PROPAGAÇÃO. Estuda-se a influência do terreno, do ponto de vista das reflexões, atenuação por obstáculos e difracção pela curvatura de Terra. Estuda-se também a influência da baixa atmosfera, e influência na trajectória dos raios. Aborda-se a atenuação pelos dos gases da atmosfera e pela chuva.

Metodologia de avaliação

Método 1: 2 Testes (durante o período de aulas), e relatório de trabalho laboratorial. Nota final = 0.4 T1 + 0.4 T2 + 0.2 R (com T1, T2 >= 8.5, e R > 10) Possibilidade de melhoria em 1 das datas de exame. Oral obrigatória se Nota Final for maior que 16. Método 2: Exame (duas datas)), e relatório de trab. de lab. Nota Final = 0.8 E + 0.2 R Exame oral obrigatório se Nota final for maior que 16. es anteriores")

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre