Disciplina Curricular

Sistemas Eléctricos e Electromecânicos SEE

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2017

Contextos

Grupo: MEAer 2017 > 1º Ciclo

Período:

Grupo: MEAer 2017 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O exercício da engenharia exige a colaboração de engenheiros de diferentes especialidades. O objectivo desta disciplina é proporcionar, aos alunos do mestrado em Engenharia Mecânica, Naval e Aeroespacial, conhecimentos básicos na área de electrotecnia de modo a que esta colaboração seja possível. Após a frequência da disciplina o aluno deverá conhecer os conceitos básicos de circuitos e instalações eléctricas simples de corrente contínua e de corrente alternada no que diz respeito à sua concepção e protecção. Deverá conhecer os princípios da conversão electromecânica de energia, os modelos equivalentes em regime permanente dos sistemas electromecânicos mais comuns e estimar valores de forças, potências, velocidades e perdas. Deverá conhecer alguns aspectos de manobra e de protecção em algumas aplicações.

Programa

Noções básicas de circuitos e instalações eléctricas. Regime permanente de circuitos de corrente contínua e de corrente alternada sinusoidal. Instalações trifásicas mais comuns. Noção de potência activa e reactiva. Alguns aspectos da selecção de elementos das instalações eléctricas, condutores e protecções. Introdução aos circuitos magnéticos e noções de propriedades dos materiais magnéticos usados nas máquinas eléctricas. Introdução aos transformadores. Aspectos práticos da sua análise e aplicação. Princípios de conversão electromecânica de energia. Forças e binários. Introdução às máquinas eléctricas rotativas. Conceitos elementares. Introdução às máquinas AC e DC. Noção de campo girante. Máquinas síncronas. Aspectos construtivos. Princípio e circuito equivalente em regime permanente. Características e aplicações. Máquinas de indução. Aspectos construtivos. Circuito equivalente em regime permanente. Características e aplicações. Máquinas de corrente contínua. Introdução. Características. Motor série universal. Noções elementares de comando e protecção de máquinas de corrente contínua, de máquinas síncronas e de máquinas de indução em algumas aplicações.

Metodologia de avaliação

Uma avaliação individual através de dois testes ou por um exame (80%), a realizar de acordo com as normas gerais de avaliação, em vigor no Instituto Superior Técnico. Uma avaliação em grupo relativa aos trabalhos de laboratório (20%).

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre