Disciplina Curricular

Introdução ao Controlo IC

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2017

Contextos

Grupo: MEAer 2017 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina tem por objectivo: i) expor os conceitos fundamentais da teoria do controlo, ii) introduzir metodologias para análise e síntese de sistemas de controlo linear, e iii) ilustrar a aplicabilidade dos conceitos e metodologias de projecto ao controlo de sistemas reais. Como elementos singulares, distintos dos conteúdos de um curso normal de controlo, citam-se uma introdução sucinta e rigorosa à teoria dos sistemas lineares (conduzindo à sua caracterização em termos de funções de transferência no domínio da frequência), e a descrição de uma metodologia para projecto de sistemas de controlo denominada moldagem do ganho de malha, que é usualmente exposta somente a nível avançado em cursos de pós-graduação

Programa

No decorrer do curso, assumem especial relevância os seguintes tópicos: i) Introdução ao estudo de sistemas de controlo por retroacção: exemplos motivadores e perspectiva histórica. ii) Ferramentas básicas de análise de sistemas: a transformada de Laplace; funções de transferência; breve estudo da relação entre a resposta temporal de sistemas e a sua caracterização no domínio da frequência. iii) Modelização de sistemas físicos. Exemplos de sistemas electromecânicos e da área dos veículos robóticos autónomos (veículos terrestres, aéreos e marinhos). iv) Estudo detalhado da resposta dinâmica de sistemas nos domínios do tempo e da frequência. v) Descrição dos objectivos a atingir com sistemas de controlo: Estabilidade e desempenho. vi) Sistemas simples de controlo PID (acção proporcional, integral e derivativa). vii) Análise de sistemas de controlo utilizando a técnica do lugar geométrico das raízes ("root locus"). viii) Análise de sistemas de controlo no domínio da frequência utilizando os diagramas de Bode e Nyquist. ix) Introdução ao projecto de sistemas de controlo univariável por moldagem do ganho de malha. x) Limitações ao desempenho atingível com retroacção. xi) Sistemas de compensação por avanço e atraso de fase. xii) Exemplos de projecto de controladores para veículos aéreos e marinhos com recurso a MatLab.

Metodologia de avaliação

Exame final (com peso de 75% na nota final) e avaliação dos trabalhos de laboratório (com peso de 25% na nota final).

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre