Disciplina Curricular

Sistemas de Controlo de Tráfego SCT

Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial - MEAer 2017

Contextos

Grupo: MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Aviónica > Opções > Opções 7º Semestre

Período:

Grupo: MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Aviónica > Minors > Minor de Electrónica e Telecomunicações

Período:

Grupo: MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Opções > Opções 7º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Familiarizar os alunos com a estrutura, função e princípios básicos de um sistema de controlo de tráfego aéreo. É primeiro descrita a arquitectura convencional baseada em detecção e seguimento por radar, e mensagens faladas via rádio. Estudam-se as alterações introduzidas pelos sistemas de comunicações móveis e pelos sistemas globais de navegação por satélite (GPS e Galileo). São introduzidos os modelos e algoritmos de detecção e seguimento simultâneo de múltiplas aeronaves. Analisam-se algoritmos de detecção de conflitos e respectiva resolução. Finalmente, faz-se uma breve introdução a filas de espera e programação de voo.

Programa

1)Funções e modos de operação de um sistema de controlo de tráfego aéreo (ATC=air traffic control). 2)Arquitectura convencional de um ATC com base em radar e comunicação de voz via rádio. 3)Modificações introduzidas pelos: 1)sistemas globais de navegação por satélite (GNSS=global navigation satellite systems): GPS e Galileo. 2)sistemas de comunicações móveis. 4)Dinâmica de voo: modelos estocásticos. Processos de Markov. Modelos híbridos (comutação entre modelos contínuos). 5)Detecção e estimação Bayesianas recursivas: predição e filtragem. 6)Detecção e seguimento simultâneo de múltiplas aeronaves. 7)Detecção de conflitos : i)detecção nominal; ii)detecção probabilística. 8)Algoritmos de resolução de conflitos. 9)Sistemas de navegação descentralizados. Perspectivas para a navegação autónoma. 10)Filas de espera e planeamento de voo.

Metodologia de avaliação

1)Resolução de 4 séries de problemas; 2)Elaboração (individual) de um trabalho envolvendo os tópicos essenciais da matéria em estudo. Apresentação em sessão final conjunta (formato workshop).

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre