Objectivos

O curso de Mestrado em Estatística do IST visa formar quadros superiores de elevada competência em Estatística para a Indústria, Serviços, Administração Pública e Ensino, procurando apoiar a intensificação e melhoria da contribuição da Estatística no desenvolvimento do país, dando resposta à  forte necessidade de profissionais com formação avançada em Estatística nesses sectores. As matérias estudadas são contemporâneas, sendo relevantes nomeadamente em data mining e bioinformática, e na sua leccionação está envolvido um quadro alargado de professores do Departamento de Matemática, com relevo para os professores da Secção de Estatística e Aplicações, e do IST em geral através da cooperação existente com outros cursos de mestrado do IST.

Investigação

As actividades do Mestrado integram-se naturalmente nas actividades de investigação dos Professores e Investigadores do Departamento de Matemática, em particular dos Professores da Secção de Estatística e Aplicações. A maioria dos trabalhos de investigação dos professores mais directamente ligados ao Mestrado são conduzidos no Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT) do IST.

A lista completa dos Professores e Investigadores do Departamento de Matemática com a indicação da respectiva área de trabalho científico está disponível. Informações mais detalhadas (sobre publicações, investigadores visitantes, conferências, etc.) podem encontrar-se nos Research Reports anuais do Departamento de Matemática.

Organização

O programa está organizado por semestres e a sua duração normal é de dois anos lectivos. É constituído por duas partes: a parte curricular (a concluir em dois semestres e que dá direito a um diploma de estudos de pós-graduação) e a elaboração de uma dissertação.

A estrutura curricular foi concebida de forma a que o curso possa proporcionar uma formação sólida em Estatítica e suas aplicações e inclui disciplinas das seguintes três categorias, podendo as mesmas estar organizadas por módulos:

(i) Fundamentos, com duas disciplinas (Probabilidades e Inferência Estatística), cujo objectivo é o de fornecer uma formação básica sólida em Probabilidades e Estatística, dirigidas aos candidatos com uma formação prévia insuficiente na área;

(ii) Teoria e Aplicações, com quatro disciplinas (Estatística Computacional, Análise de Dados Multivariados, Estatística Industrial e Ambiental, Estatística Biomédica) que visam proporcionar o conhecimento de modelos estatísticos importantes em diversas áreas científicas e a prática de métodos associados à análise e interpretação destes modelos; este trabalho requer o uso regular de software profissional (SAS, S-Plus e SPSS, entre outros);

(iii) Disciplinas de Opção, escolhidas de um elenco de disciplinas de outros mestrados do IST (Exemplos: Genómica Funcional e Bioinformática, Redes Neuronais e Aprendizagem Automática, Bases de Dados, Métodos Numéricos e Optimização, Processos Estocásticos e Adaptativos, Análise e Processamento de Imagens, Geoestatística, Sistemas de Informação Geográfica, Análise de Riscos, Fiabilidade, Manutibilidade e Disponibilidade de Sistemas).

A conclusão da parte escolar exige a obtenção de 18 unidades de crédito, das quais 12 (isto é, 4 disciplinas), no mínimo, têm de corresponder a disciplinas dos dois primeiros grupos. Cada aluno tem um plano de estudos individual aprovado pelo coordenador de mestrado. De acordo com os interesses de cada aluno, o plano de estudos deve ser enriquecido frequentando Seminários de Investigação organizados no IST, com relevo para o Seminário de Probabilidades e Estatística.

Coordenadores

2006/2007
António Manuel Pacheco Pires
apacheco@math.ist.utl.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.