Disciplina Curricular

Análise de Cultura Material I ACM-I

Mestrado Bolonha em Ciências e Tecnologias Para o Património Cultural - MCTPC 2021

Contextos

Grupo: MCTPC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno deverá familiarizar-se com vários tipos de técnicas analíticas de modo a poder determinar as matérias primas utilizadas, os métodos de produção e decoração, e assim contribuir para o estudo de proveniência de artefactos metálicos (ligas de cobre e ligas de ouro) e vítreos (vidros, vidrados e esmaltes). Será dada ênfase à utilização de técnicas analiticas nucleares com feixes de iões, bem como à caracterização microestrutural em estudos em arqueometalurgia. O aluno deverá ser capaz de uma decisão fundamentada quanto às técnicas a aplicar na análise de diferentes tipos de artefactos do Património Cultural.

Programa

Será dada ênfase às principais técnicas analíticas de feixes de iões (IBA): PIXE, NRA, RBS, AMS e a técnicas de caracterização microestrutural. 1 – Técnicas IBA: - Equipamentos e instrumentação necessária: aceleradores (feixes de iões) e espectrómetros (cadeias de detecção); - Visitas e utilização dos laboratórios de aceleradores (Van de Graaff-microssonda; tandem-microAMS); - Semelhanças e diferenças: as interacções dominantes e a informação obtida; - Espectros característicos e análise dos dados – extracção da informação contida nos espectros; 2 – Caracterização microestrutural: - Equipamento necessário para observação e preparação de amostras. - Avaliação de características de produção: tipo de microestrutura; tamanho e forma dos grãos; tratamento superficial;defeitos; soldaduras; decoração. 3 - Exemplos de aplicações: Materiais metálicos pré e protohistóricos: ligas de cobre e ligas de ouro, amálgamas e soldaduras. Materiais vítreos e cerâmicos: vidros, vidrados e esmaltes.

Metodologia de avaliação

Dois a três testes de 30 min regularmente intervalados ao longo do semestre, permitindo avaliar os alunos e acompanhar a evolução ou as dificuldades da sua aprendizagem. No fim das aulas práticas nos laboratórios, os alunos deverão apresentar um relatório, que servirá também como parte da avaliação. A avaliação tem as seguintes componentes: Nota teórica (NT = média dos testes realizados); Nota de laboratório (NL = média dos relatórios); Nota final = 0.5NP + 0.5NL

Componente de Competências Transversais

Dar uma visão abrangente das técnicas IBA e respectiva instrumentação, bem como de técnicas de caracterização microestrutural, sobretudo na sua aplicação e adequação à caracterização de materiais de interesse para o estudo e conhecimento do Património Cultural. Realçar as diversas implicações e aplicações aos diferentes tipos de materiais e problemáticas que determinam as adequações e decisões de aplicação das técnicas a objectos das ciências do património. Os resultados obtidos devem ser estudados em conjunto com outras informações/conhecimentos disponiveis. Estes conhecimentos serão adquiridos em outras das disciplinas do Mestrado, como por exemplo Técnicas de Caracterização, Microanálise Mineral ou Teorias Contemporáneas de Restauro.

Componente Laboratorial

Práticas de laboratório: escolha de materiais ou artefactos para adequada análise por técnicas de feixes de iões do laboratório de aceleradores, eventualmente complementada (utilização dos mesmos materiais ou outros) por análises de caracterização microestrutural. Os alunos serão responsáveis pela aquisição e tratamento de dados, sendo auxiliados ou supervisionados pelo docente.

Componente de Programação e Computação

A aquisição e tratamento de dados envolverá a utilização de vários códigos informáticos para, por exemplo, tratamento de imagem, desconvolução de espectros e análise quantitativa. A utilização de folhas de cálculo, bem como de métodos básicos de tratamento estatístico dos resultados obtidos, será explorada incluíndo a análise de erros e a apresentação correcta dos valores quantitativos obtidos.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre