Disciplina Curricular
Técnicas de Caracterização TCar
Mestrado Bolonha em Ciências e Tecnologias Para o Património Cultural - MCTPC 2021
Contextos
Grupo: MCTPC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular Técnicas de Caraterização pretende facultar ao aluno uma visão abrangente das metodologias analíticas adequadas à caraterização de materiais culturais, de forma a poderem identificar a sua origem, tecnologias de produção e mecanismos de degradação. Dadas as especificidades destes materiais serão privilegiados os métodos de análise não destrutivos e não invasivos ou que requeiram quantidades mínimas de amostra. No final do semestre, os alunos deverão ter desenvolvido competências nestas metodologias analíticas bem como das suas capacidades e ser capaz de selecionar os mais adequados tendo em conta a problemática envolvida.
Programa
Introdução geral aos Métodos Instrumentais de Análise Elementar e Molecular utilizados em estudos de materiais do Património Cultural, bem como às suas capacidades e limitações. Radiação eletromagnética – princípios e conceitos gerais. Introdução e revisão de conceitos básicos de Radioquímica essenciais à compreensão de algumas das técnicas. Espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier (FTIR). Espectroscopia de Raman. Espectrometria de fluorescência de raios X, dispersiva de energias (EDXRF). Técnicas de microanálise por feixe de iões e eletrões (PIXE,NRA, RBS, SEM). Análise por Ativação Neutrónica (INAA). Difração de raios X. Espectrometria de massa (ICP-MS). Otimização e validação de métodos analíticos e erros associados
Metodologia de avaliação
Aulas Laboratórios de caráter obrigatório e apresentação e discussão dos respetivos relatórios (30%); exame final (70%). Para aprovação na UC é necessária uma classificação não inferior a 10 (avaliação numa escala de 0 a 20) na componente teórica.
Componente de Competências Transversais
Competências Interpessoais: Comunicação Oral, Comunicação Escrita
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.