Disciplina Curricular

Introdução à Arqueometria IArqu

Mestrado Bolonha em Ciências e Tecnologias Para o Património Cultural - MCTPC 2021

Contextos

Grupo: MCTPC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Formação base nas áreas das Engenharias, Geociências, Ciências da Vida, Biologia, Física, Matemática, Química, entre outras.

Objectivos

Os alunos devem adquirir conhecimentos sobre as metodologias e as áreas do saber para o estudo do Património Cultural Material, os materiais arqueológicos e os contextos (cerâmica, vidros, líticos, argamassas, metais, orgânicos, paleosolos),a geo-arqueologia, matérias-primas, tecnologias de produção, uso e proveniência; trabalho de campo, amostragem e métodos de análise e de datação.

Programa

Noção de arqueometria e o seu papel nos estudos históricos e arqueológicos. Artefactos e contextos arqueológicos/históricos. Noção de amostragem dependendo dos materiais a estudar. Peças/coleções de museus eambientes museológicos a ter em conta nas análises a efectuar. Os paleosolos de ocupação humana e os materiais inorgânicos e orgânicos. A Geo-arqueologia. As matérias-primas, as metodologias a seleccionar dependendo dos objectivos arqueológicos e históricos e dos materiais. O significado dos resultados obtidos tendo em conta os objectivos e contextos.

Metodologia de avaliação

Realização de 2 testes (30 min) - avaliar os alunos e acompanhar a evolução/dificuldades da aprendizagem. A avaliação contínua apoia-se em trabalhos individuais/grupo, através das aulas TP e de TC, com acréscimo de compreensão de conteúdos. A avaliação tem: Nota teórica (NT-média dos testes) (nota mínima = 9.5); nota de TP e de TC (NTP+NTC-média dos relatórios) (nota mínima = 9.5). Nota final = 0.3NT + 0.7(NTP+NTC)

Componente de Competências Transversais

A percentagem de avaliação da UC, associada às competências transversais será de 20%. Pensamento crítico e inovador: pensamento crítico e criatividade. Apresentação dos trabalhos com sugestões de carácter prático e Crítica dos resultados obtidos. Competências intrapessoais: proatividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca. Competências interpessoais: comunicação escrita, trabalho de equipa, comunicação oral. Modo como os problemas são resolvidos entre membros dos grupos de trabalho. Literacia da informação e dos media: Utilização de ferramentas informáticas e multimédia na óptica do utilizador, estruturação e formatação de documentos e apresentações, procura e gestão de informação, estruturação e formatação de documentos e apresentações, procura e gestão de informação. Cidadania global: responsabilidade social e cívica, deontologia profissional, tolerância e abertura. Modo como os conhecimentos adquiridos são transmitidos a outros.

Componente Laboratorial

Análises composicionais em Laboratórios dedicados à análise de cultura material. Visitas a sítios arqueológicos e museus.

Componente de Programação e Computação

Os trabalhos laboratoriais incluem uma componente de tratamento de dados experimentais.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre