Breve Introdução

O contexto económico e social actual é caracterizado pelas seguintes tendências com impacte no ensino da engenharia:

  • Acelerado ritmo de mudança (tecnológica, de mercado), que conduz à necessidade de inovar continuamente e reciclar os conhecimentos existentes.
  • Aumento da complexidade das tecnologias, produtos, processos e dinâmicas sociais, que exige a adopção de perspectivas multidisciplinares para a resolução dos problemas sociais e desafios tecnológicos.
  • Globalização da actividade económica, que obriga a uma perspectiva mais abrangente na procura de novas tecnologias e recursos e no serviço às necessidades dos clientes.
  • Maior facilidade de acesso à informação e aumento exponencial do volume de informação existente, que potencia a criação de novos mercados e obriga os indivíduos a desenvolverem competências na formulação de problemas, na identificação e tratamento da informação relevante e na síntese de soluções inovadoras.

Estas tendências cristalizam-se na emergência de uma nova economia baseada no conhecimento, no âmbito da qual:

  • a tecnologia deve ser compreendida como factor endógeno ao desenvolvimento socio-económico;
  • o sector dos serviços adquire maior importância económica;
  • o domínio das tecnologias de informação e comunicação se torna crítica;
  • e o perfil de competências necessárias para um indivíduo ser útil à sociedade se transforma.

Este contexto traz assim novos desafios ao engenheiro e ao exercício da engenharia. De facto, torna-se necessária a existência de um leque de indivíduos que, sem estarem profundamente especializados num certo domínio, tenham uma formação sólida nas ciências de engenharia e sejam capazes de conceber novos produtos-serviços, percebendo e integrando os problemas sociais e tecnológicos, definindo as políticas e decisões mais adequadas, e gerindo processos de mudança e inovação. É com intuito de formar este perfil de engenheiros que se apresenta o projecto do "M.Sc. in Engineering Design".

Objectivos

O programa de "M.Sc. in Engineering Design" proposto neste documento tem como objectivo último desenvolver novas competências, promovendo a formação avançada na concepção de produtos e serviços inovadores com elevada eficácia ambiental. O programa é motivado pela visão partilhada com líderes empresariais de que a capacidade de conceber novos produtos, e a sua consequente interacção com serviços, no actual contexto de elevada exigência ambiental, é crítico para o sucesso das empresas nacionais nos mercados globais e, consequentemente, para que se atinjam os objectivos de bem-estar social e de desenvolvimento económico. Um pressuposto fundamental neste programa é o de que a inovação se constitui como uma forma privilegiada de interagir com os desafios da sociedade moderna, num contexto de contínua mutação tecnológica.

A motivação para este programa está ainda associada ao facto do sucesso das empresas depender da sua capacidade de identificar as necessidades dos seus clientes e de responder atempadamente com produtos inovadores em termos de design e de funcionalidade e com baixos custos directos e indirectos, garantindo requisitos de fiabilidade, disponibilidade, manutenção e segurança. A análise dos custos indirectos é particularmente relevante em termos ambientais, sendo aceite que estratégias orientadas exclusivamente para processos industriais têm sido eficazes na redução dos impactes ambientais ao nível da produção industrial, mas têm negligenciado a análise da interacção dos produtos com o meio ambiente durante a sua utilização ou no fim-de-vida, fases que frequentemente são determinantes em termos de um desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, propõe-se neste documento uma nova abordagem ao ensino da engenharia com ênfase na concepção de produtos inovadores que interagem de forma positiva com o meio ambiente e a sociedade em todas as fases do seu ciclo de vida. A orientação para o produto requer uma abordagem multidisciplinar, de forma ao desenvolvimento de produtos privilegiar um design adequado à sua funcionalidade. Considera-se uma abordagem de espectro largo ao design, sobretudo como um conceito, baseado naturalmente na comunicação de emoções e combinando aspectos estéticos e de definição de forma com requisitos funcionais, mas é dada ênfase à integração de tecnologia através de processos de concepção e fabrico de elevada intensidade tecnológica e a minimização de custos associados à interacção dos produtos com o ambiente durante todo o seu ciclo de vida. O programa assenta numa abordagem sistémica ao desenvolvimento de produtos-serviços, incluindo a sua representação e simulação computacional, o desenvolvimento de microsistemas, a incorporação de microeléctrónica e a utilização de novos materiais, e privilegiando a análise da cadeia estendida de valor ao longo do ciclo de vida dos produtos.

Deste modo, a componente tecnológica é desenvolvida ao longo do programa em conjugação com a sua aplicação à resolução de problemas de concepção de produto-serviços, sendo solidamente fundamentada em ciências da engenharia em articulação com outras áreas científicas e artísticas. A tecnologia é avaliada numa perspectiva sistémica, integrando aspectos ergonómicos, estruturais, e de interface, e compreendendo as implicações ambientais associadas à utilização de materiais e energia ao longo do ciclo de vida dos produtos.

Coordenadores

2006/2007
Paulo Ferrão
ferrao@tecnico.ulisboa.pt

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