Disciplina Curricular
Projeto em Medicina de Precisão PMPre
Mestrado Bolonha em Bioengenharia em Medicina Regenerativa e de Precisão - MBMRP 2021
Contextos
Grupo: MBMRP 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Área de Especialização > Medicina de Precisão
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
-
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é o desenvolvimento de um projeto individual de cariz interdisciplinar científico e/ou tecnológico que se enquadre no âmbito da formação em Medicina de Precisão. Os objetivos específicos de aprendizagem dependerão do projeto em concreto, mas genericamente os estudantes deverão aplicar, alargar e integrar os conhecimentos, previamente adquiridos nas diferentes Unidades Curriculares deste mestrado. Este projeto poderá servir como semente para o tema de dissertação de mestrado.
Programa
Os tópicos de aprendizagem dependerão do projeto específico, mas deverão usar conceitos e ferramentas da biologia e engenharia de células estaminais, genómica, inteligência artificial e sistemas de informação e bases de dados, e potencialmente providenciar novos diagnósticos e tratamentos personalizados em doenças hematológicas, oncológicas, cardiovasculares, neurodegenerativas e músculo-esqueléticas, entre muitas outras, resultando no final numa formação avançada em Medicina de Precisão. Neste contexto, o projeto deverá responder a desafios de investigação ou de inovação e utilizar técnicas experimentais e computacionais avançadas.
Metodologia de avaliação
A avaliação é baseada num relatório organizado sob a forma dum artigo científico em língua inglesa, contendo o trabalho experimental, informático e/ou de modelação realizado, e na sua apresentação e discussão.
Componente de Competências Transversais
Durante o desenvolvimento e avaliação do projeto, os alunos têm a oportunidade de trabalhar diferentes conjuntos de Competências Transversais. Embora a natureza destas competências dependa do projeto específico, em geral os alunos terão a oportunidade de desenvolver: i) Pensamento Crítico e Inovador (Criatividade, Estratégias de Resolução de Problemas); ii) Competências Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preserverança), motivação pessoal) e iii) Competências Interpessoais (comunicação, organização, decisão, iniciativa, apresentação oral, redação). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de cerca de 30%.
Componente Laboratorial
Depende do tópico do projeto.
Componente de Programação e Computação
Depende do tópico do projeto.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.