Disciplina Curricular

Engenharia de Orgãos EOrgao

Mestrado Bolonha em Bioengenharia em Medicina Regenerativa e de Precisão - MBMRP 2021

Contextos

Grupo: MBMRP 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

sem pré-requisitos

Objectivos

A Unidade Curricular (UC) Engenharia de Órgãos tem por objetivo proporcionar aos alunos uma formação integrada sobre a regeneração de tecidos através da criação de tecidos funcionais com a capacidade de substituir órgãos disfuncionais. A Engenharia de Órgãos assenta da convergência da Ciência de Materiais, Biologia e Engenharia de Células Estaminais e Medicina Translacional e Inovação Clínica com o objetivo de melhorar a qualidade de vida humana, através da regeneração ou reconstrução de tecidos e órgãos danificados ou disfuncionais. No fim de esta UC, o aluno deve ser conhecimento dos avanços tecnológicos alcançados na área de criação de tecidos e órgãos funcionais, bem com compreender os princípios fundamentais e metodologias que suportam estes desenvolvimentos. O aluno deve ter capacidade de analisar e avaliar de forma crítica os desafios e oportunidades nesta área e propor soluções fundamentadas para a criação de novas tecnologias utilizando uma abordagem multidisciplinar.

Programa

O programa inclui a regeneração de tecidos através da criação de tecidos funcionais com a capacidade de substituir órgãos disfuncionais. Introduz os conceitos fundamentais de biologia celular e do desenvolvimento, células estaminais, biomateriais e interações célula-materiais. Analisa os tipos de tecidos e estratégias de engenharia para a regeneração de órgãos (tecidos vasculares, ósseo, cartilagem, neural, cardíaco, hepático). Os tópicos a abordar: Processos de desenvolvimento de órgãos, Regeneração da funcionalidade de órgãos (células estaminais, diferenciação, sinalização celular), Biomecânica molecular e celular, Biomecânica de tecidos e “scaffolds”, Vascularização e Re-celularização de “bio-scaffolds”, Biomateriais, arquitetura de “scaffolds”, e biomimetismo. Fabricação Aditiva de “scaffolds”, Reconstituição /regeneração de órgãos, Bio-impressão 3D, Biorreatores e dispositivos para cultura de órgãos. Sistemas Multifisiológicos “Body-on-a-chip” e Órgãos Bio-artificiais.

Metodologia de avaliação

• 30% Monografia individual (máximo 10 páginas) baseada nos desafios da engenharia de órgãos • 30% Apresentação de um Seminário com análise crítica e discussão de um artigo científico (20 minutos: 15 minutos de apresentação+5 minutos de discussão) • 30% Escrita de 3 Resumos de artigos científicos (a ser realizada na aula). Total de 3 resumos a serem avaliados (10% cada) • 10% Avaliação inicial individual: Texto de uma página (máximo) para definir Engenharia de Órgãos (Fim da primeira semana de aulas)

Componente de Competências Transversais

A UC permite desenvolver competências transversais dos grupos Pensamento Crítico e Inovador (criatividade - no âmbito da Monografia, da escrita dos Resumos e da Apresentação Inicial); Competências Interpessoais (competências de comunicação oral, organizacionais e de trabalho em equipa - no âmbito da Apresentação do Seminário); Cidadania Global (Ética e Deontologia profissional, tolerância e compreensão intercultural - no âmbito da Monografia) e Literacia da informação e dos media (capacidade para localizar e aceder a informação, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media - no âmbito do Apresentação do Seminário, da Monografia e da Avaliação Inicial). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

-

Componente de Programação e Computação

A UC aborda a utilização de computador (folhas de cálculo e software específico de tratamento de dados

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre