Disciplina Curricular

Microbiologia Integrativa MInte

Mestrado Bolonha em Biotecnologia - MBiotec 2021

Contextos

Grupo: MBiotec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Recomenda-se fortemente a frequência das UCs de "Introdução às Ciências Biológicas (ICB)". Recomenda-se também a frequência de "Microbiologia (Mic)" , Engª Genética e "Genómica Funcional e Comparativa (GFC)", embora as noções lecionadas em ICB permitam acompanhar esta UC.

Objectivos

A unidade curricular tem como objectivos dar aos estudantes uma perspetiva integrativa, pós-genómica e de biologia de sistemas sobre as respostas complexas das células e populações microbianas a variações ambientais e outros stresses, tendo em vista a sua exploração em áreas de impacto social e económico como a Biotecnologia, o Ambiente e a Saúde Humana, num contexto moderno e atual de economia circular e de sustentabilidade.

Programa

Revisão da estrutura e organização da célula microbiana. Respostas adaptativas de procariontes a stresses ambientais: sistemas de regulação de 2 componentes, fatores sigma alternativos, sistemas sigma-antisigma, sinalização intracelular por di-GMP cíclico; Regulação pós-trascricional da expressão génica por RNAs não codificantes, riboswitches; Resposta ao choque térmico e ao stresse oxidativo; Regulação por quorum-sensing e formação de biofilmes. Interação microrganismo-hospedeiro: simbiose e patogénese. Regulação génica e genómica em eucariontes. Mecanismos epigenéticos de regulação transcricional. Redes complexas de regulação transcricional. Organelos e sistemas membranares. Mecanismos de transporte de solutos. Tráfego intracelular de proteinas e degradação proteica. Respostas globais ao stresse e resistência a múltiplas drogas em eucariontes. Respostas gerais e específicas ao stresse. Autofagia. Apoptose. Resistência a múltiplas drogas.

Metodologia de avaliação

A nota final tem em conta o exame escrito final (40%), a componente laboratorial (25%) e a apresentação de artigos (35%). A nota mínima em cada componente é de 9,5.

Componente de Competências Transversais

A unidade curricular contribui para a aquisição e desenvolvimento de competências transversais dos estudantes, principalmente através das componentes apresentação de artigos e laboratorial. As competências transversais a adquirir e desenvolver incluem Gestão do tempo, Capacidade de comunicação, Pensamento crítico, Trabalho em grupo, Liderança, Orientação para a resolução de problemas, Comportamento ético e Atitude positiva. A contribuição das competências transversais para a nota final tem uma contribuição estimada em 15%.

Componente Laboratorial

As aulas laboratoriais pretendem ilustrar o papel de um pequeno RNA não codificante na mobilidade de uma estirpe bacteriana para formar biofilmes. Serão manipuladas culturas de estirpes bacterianas recombinantes contendo o vetor de clonagem e o vetor de clonagem expressando o pequeno RNA. Estas serão cultivadas e meios adequados à formação de biofilme e à quantificação da sua mobilidade.

Componente de Programação e Computação

A unidade curricular não tem valências de computação e programação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre