Disciplina Curricular

Biocombustíveis Bioc

Mestrado Bolonha em Biotecnologia - MBiotec 2008

Contextos

Grupo: MBiotec 2008 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

sem pre-requisitos

Objectivos

No final desta unidade curricular os alunos deverão ter aprendido os processos de produção, propriedades e utilização dos biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos e deverão ter desenvolvido a capacidade para compreender os impactos técnicos, económicos e ambientais da produção e utilização de biocombustíveis.

Programa

1.Biocombustíveis: desafios e riscos. Visão estratégica. 2. Combustíveis e combustão. Biocombustíveis vs combustíveis fósseis.3.Biocombustíveis de primeira geração. Matérias-primas, processos de produção, propriedades e utilização de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos; 4. O papel dos biocombustíveis entre as energias renováveis- estrutura da legislação. Emissões de gases de efeito de estufa. Eco-eficiência e sustentabilidade dos biocombustíveis. O conceito de ILUC.Estratégias de integração de processos como via para aumentar a eficiência energética global. Exemplos industriais.Biocombustíveis avançados de segunda e terceira geração: CDR, Biocombustíveis avançados produzidos por via química e termoquímica:HVO, pirólise, gaseificação e liquefacção de biomassa. Biocombustíveis avançados produzidos por vias bioquímicas: degradação enzimática de materiais celulósicos: avanços e perspectivas futuras. Ácidos gordos e óleos produzidos por organismos unicelulates. Biorefinarias.

Metodologia de avaliação

Teste individual- 50% Avaliação contínua (50%): fichas/quizzes individuais (15 %); Tarefas de resolução autónoma de exemplos e um projecto em grupo de 2-3 elementos incluindo uma apresentação oral (30%).

Componente de Competências Transversais

Competências interpessoais e intrapessoais: oral, organizacional e trabalho em equipa e autodisciplina (preparação antecipada de questões, prazo limitado para entrega, projecto em grupo com entrega do trabalho escrito e apresentação oral ), pensamento critico (selecção e análise de alternativas e de soluções), capacidade para localizar, aceder e seleccionar a informação. Estima-se que cerca de 10% da avaliação incidirá sobre competências transversais.

Componente Laboratorial

não aplicável

Componente de Programação e Computação

Excel

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre