Breve Introdução

O Mestrado em BIOENGENHARIA e NANOSSISTEMAS é uma pós-graduação inovadora e única no país, baseada numa abordagem avançada e de excelência inter- e transdisciplinar entre a Engenharia e as Ciências da Vida, com fortes componentes de Biologia, Biotecnologia, Química, Física, Materiais, Electrónica e Informática.

O Mestrado é oferecido pelo Departamento de Bioengenharia em colaboração com outros Departamentos do IST, nomeadamente o Departamento de Física, Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e o Departamento de Engenharia Química envolvendo docentes e investigadores de três Laboratórios Associados com liderança do IST, o iBB-Instituto de Bioengenharia e Biociências, o IN-Instituto de Nanotecnologias (INESC-Microsistemas e Nanotecnologias) e o INESC-ID. Um ponto importante neste Mestrado é a possibilidade oferecida aos estudantes de efectuarem trabalhos de investigação nos laboratórios destes três Laboratórios Associados.

Este Mestrado enquadra-se no âmbito duma aposta estratégica do IST no desenvolvimento das áreas de Bioengenharia e Nanotecnologias. Pretende-se formar e especializar recursos humanos com uma formação sólida nos princípios e métodos fundamentais de engenharia e nanotecnologias e na sua integração com a biologia celular e molecular. Os pós-graduados nesta área oferecerão uma especialidade única no país, que permitirá a convergência unificadora das Tecnologias Nano-Bio-Informáticas e que contribuirá para o desenvolvimento e inovação nos domínios avançados da biologia, da bioengenharia e das nanociências e nanotecnologias do século XXI. Os futuros Mestres possuirão competências apropriadas à actividade em empresa ou à continuação de estudos ao nível de doutoramento em programas com uma forte componente de internacionalização.

O Programa do Mestrado inclui 2 anos lectivos devendo os alunos obter um mínimo de 120 unidades de crédito (ECTS).  A partir do ano lectivo de 2010-2011 o programa do Mestrado é constituído por um conjunto de unidades curriculares obrigatórias, focando:

  • Engenharia Biomolecular
  • Nanotecnologias
  • Técnicas de Micro- e Nanofabricação
  • Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica
  • Princípios de Engenharia de Bioprocessos
  • Laboratórios de Bioengenharia e Nanossistemas
  • Superfícies, Interfaces e Colóides
  • Propriedades Electromagnéticas dos Materiais
  • Engenharia de Células e Tecidos
  • Nanotecnologias e Nanoelectrónica
  • Genómica Funcional e Comparativa
  • Química-Física dos Biomateriais
  • Projeto de Biossensores, Sinais e Instrumentação

O programa de estudos envolve uma forte componente de ensino laboratorial e projecto integrado em áreas emergentes e integradoras de Bioengenharia e Nanotecnologias, duas unidades opcionais, de modo a reforçar e nivelar os conhecimentos mínimos requeridos nas áreas científicas complementares às obtidas pelos alunos na sua licenciatura do 1º ciclo e admissíveis na candidatura ao MBioNano. Por este motivo e de acordo com os objectivos do MBioNano no IST, este é um mestrado exigente.

Assim, aos alunos do MBioNano exigir-se-á níveis de estudo e esforço elevados de modo a atingirem as competências mínimas para ultrapassar com sucesso as UCs mais avançadas do curso e também uma aprendizagem autodidacta, talvez a competência mais importante dos futuros profissionais saídos do IST.

Ao futuro candidato do MBioNano do IST: “Será que está disposto a aceitar o desafio?” Se a resposta for positiva, então vai com certeza obter sucesso neste mestrado.

Se necessário, a coordenação do mestrado poderá propôr ao estudante a frequência de um conjunto de unidades curriculares propedêuticas para complementar a sua formação de 1º ciclo.

No final, o mestrado de Bioengenharia e Nanossistemas (MBioNano) do Instituto Superior Técnico (IST) oferece, conhecimentos complementares e multidisciplinares de várias áreas científicas com conhecimentos nas áreas da engenharia, biologia e afins, matemática, física, química, electrónica, nanotecnologia, que são utilizados na Dissertação de Mestrado.

 

Historial

A primeira edição do Mestrado em Bioengenharia e Nanossistemas foi aberta no ano lectivo de 08-09, como uma aposta do IST numa formação interdisciplinar a nível de mestrado nas áreas emergentes de grande potencial da Bioengenharia e das Nanotecnologias.

Os primeiros mestres IST em Bioengenharia e Nanossistemas defenderam a sua dissertação no Outono de 2010. Encontram-se em curso as dissertações dos estudantes que iniciaram o seu mestrado em 09-10.

Informação sobre as dissertações completadas pode ser encontrada nesta página.

Objectivos

O Programa de Mestrado em BIOENGENHARIA e NANOSSISTEMAS tem por objectivo formar, a nível de um 2º ciclo de estudos Universitários, Mestres com uma formação de elevada qualidade, profundidade e actualidade nestes domínios interdisciplinares, de interface entre as Ciências da Vida e as Engenharias.

O Mestrado integra aspectos fundamentais e aplicações concretas da engenharia nos meios de investigação e desenvolvimento e produção industrial nos sectores da biotecnologia, informática, electrónica e novos materiais. Proporciona uma formação visando o projecto, a construção, o ensaio, a análise e a aplicação, quer de linhagens celulares, quer de novas moléculas, quer de nano e microdispositivos, quer de sistemas de interesse terapêutico e/ou comercial. O Mestrado oferece uma formação experimental e teórica nas técnicas modernas da bioengenharia, e nas técnicas de micro e nanofabricação em sala limpa. 

Destinatários

O Mestrado em BIOENGENHARIA e NANOSSISTEMASdestina-se a Licenciados (com um 1º ciclo de 3 anos ou um curso de 5 anos pré-Bolonha) em Engenharia Biológica, Biomédica, Electrotécnica e de Computadores, Electrónica, Química, Informática, Física Tecnológica, Mecânica e de Materiais; ou em Química, Bioquímica ou formações equivalentes que pretendam obter formação em Bioengenharia e Nanotecnologias, ao nível de Mestrado.

Este mestrado tem como objectivo atrair estudantes com uma excelente formação de 1º ciclo em ciências ou engenharia e que estão motivados para um programa de estudo desafiador, moderno e interdisciplinar que faz uma ponte entre a bioengenharia e as micro e nanotecnologias, com flexibilidade para permitir ao estudante aprofundar assuntos e técnicas de ponta em Bioengenharia e Nanossistemas do seu interesse.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Bioengenharia e Nanossistemasé uma formação de espectro largo, com importante componente experimental, em Biotecnologia e Micro e Nanotecnologias. Esta é uma oferta única em Portugal que prepara profissionais para carreiras industriais e formação avançada (3º ciclo) nestas áreas emergentes.

Regime de Funcionamento

O curso segue um regime semestral.

As aulas serão em dadas em Inglês, desde que haja pelo menos um estudante na turma que não domine o Português.

Propinas

Contactar o Núcleo de Graduação do IST (www.ist.utl.pt).

Coordenadores

2017/2018
Gabriel Monteiro
gabmonteiro@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.