Dissertação

Carregamentos cíclicos de implantes dentários em meio ambiente controlado EVALUATED

Uma das formas existentes para restaurar a função estética e/ou mastigatória de um indivíduo que perdeu dentes são os implantes dentários. Estes são conhecidos por serem constituídos por titânio, um dos materiais mais biocompatíveis com os tecidos vivos. No entanto, a sua estabilidade na cavidade oral pode ser influenciada pelos ciclos de carga derivados da mastigação, bem como pela saliva humana. Nesta dissertação, pretendeu-se avaliar o efeito de uma solução eletrolítica de saliva artificial, idêntica à saliva humana, sobre a estabilidade de sistemas de implantes dentários, com diferentes acabamentos superficiais e dois tipos de geometria implante-pilar. Estes implantes foram inseridos em espumas celulares de poliuretano e compósitos de epóxi, com uma densidade que mimetiza o osso trabecular e o osso cortical, respetivamente. Ensaios mecânicos de fadiga em meio aquoso foram realizados para analisar o deslocamento dos provetes à carga cíclica “mastigatória”. Ensaios nanotribológicos em saliva artificial também foram realizados para avaliar o desempenho da interface implante-pilar. Para verificar as deformações, desgaste ou composição das amostras recorreu-se à microscopia eletrónica de varrimento (MEV), à microtomografia computadorizada (micro-TC), à microscopia ótica ou à espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDS). Os resultados dos ensaios de fadiga mostraram que o comportamento dos implantes com a geometria hexagonal externa e tratamento de jato de areia foi melhor do que o dos implantes com conexão cone Morse e tratamento de jato de areia + ataque ácido. Os resultados dos ensaios nanotribológicos verificaram que a saliva artificial sem flúor deteriora o material dos implantes.
Implantes dentários, saliva artificial, ensaios de fadiga, ensaios nanotribológicos, microscopia eletrónica de varrimento

junho 29, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria de Fátima Reis Vaz

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado