Dissertação

Arquitectura social participada: contributos para uma nova metodologia EVALUATED

Esta dissertação, analisando relações entre arquiteto e utilizador, pretende discutir a inclusão do utilizador não-perito na conceção de projetos de arquitetura, de modo a chegar à conceção de uma metodologia de trabalho aplicável a projetos de arquitetura social participada. O trabalho funda-se na necessidade de perceber os processos de arquitetura participada já colocados em prática e dos respetivos modelos utilizados. Posteriormente, enquadrando a importância de outras disciplinas nestes processos, compreendeu-se que seria indispensável analisar processos de participação em processos relacionados com marketing, uma vez que esta disciplina se centra no estudo do consumidor. Ao confrontar estudos de casos de participação em arquitetura com as teorias de abordagem do marketing, tornou-se possível realizar uma proposta metodológica informada e rigorosa de como pode ser levado a cabo um processo de arquitetura social participada. A relevância do presente trabalho prende-se com os contributos que o marketing traz à participação em projetos de arquitetura, uma vez que a disciplina do marketing utiliza ferramentas que permitem introduzir um modo formal, lógico e quantitativo de resolver problemas em processos que, em arquitetura, se têm tido como abertos, informais e de limites pouco definidos. Ao utilizar estas ferramentas rigorosas, com o objetivo de identificar as necessidades e preferências do utilizador, torna-se possível melhorar continuamente a metodologia utilizada e gerar um corpo de conhecimento técnico acerca do tema da participação em arquitetura social.
Arquitetura social, participação, consumidor, marketing

Novembro 17, 2015, 12:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco Manuel Caldeira Pinto Teixeira Bastos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Carlos Manuel Ferreira Monteiro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar