Dissertação

Do CAD ao BIM. Reflexões para o ensino da modelação em Arquitectura EVALUATED

O Building Information Modeling (BIM) é um dos desenvolvimentos tecnológicos recentes mais importantes no exercício da arquitetura, sendo obrigatória a sua adoção na prática profissional em alguns países a partir de 2016. Tal importância não estará a ter o devido impacto nos cursos de arquitetura em Portugal. Daí decorreu a motivação desta tese, a qual apresenta como principal objetivo procurar refletir sobre o ensino desta temática de um modo operativo. Esta visa refletir sobre um conjunto de experiências de ensino à introdução da tecnologia BIM, tendo como base o software Revit. Procurou-se perspetivar a sua lecionação segundo uma convergência entre a estrutura funcional da ferramenta de modelação e o processo de projeto desenvolvido por um aluno do MIA/IST, possibilitando assim uma aprendizagem mais integrada desta temática. Simultaneamente, procurou-se refletir, também, sobre eventuais relações do MIA com a temática BIM, através das suas relações potenciais com as UCs existentes, a criação de novas UCs vocacionadas para o ensino do BIM, e a avaliação da aceleração da aprendizagem desta tecnologia ao proporcionar aos alunos o seu envolvimento em projetos reais. Estas reflexões, em conjunto com a produção de um manual com esta nova forma de ensinar modelação, contribuem para acelerar a introdução dos estudantes nesta nova realidade. O sucesso dos trabalhos desenvolvidos demonstrou a possibilidade de implementar o BIM no MIA, dotando-o de uma tecnologia digital necessária aos seus desafios e exigências e em coerência com uma metodologia de trabalho, que será uma realidade disseminada a breve tempo no exercício da arquitetura.
BIM, Revit, modelação, ensino, projeto, arquitetura

Novembro 27, 2015, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Filipe Tomé

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar