Dissertação

A qualidade do espaço público na formação do valor imobiliário EVALUATED

Apesar de a qualidade do espaço público enquanto interveniente na formação do valor imobiliário ser uma ideia de algum modo evidente, a sua relação causa-efeito não é linear. O espaço público tem inerente a si uma complexidade de temáticas que necessitam de uma reflexão e de uma abordagem analítica, possibilitando a sistematização das suas características a fim de compreender a sua origem, o seu desempenho e os seus efeitos. Também o conceito de valor imobiliário abrange diversas teorias, sendo fundamental defini-lo, procurando determinar os factores que participam na formação do seu valor. Para tal, avaliou-se a qualidade de três espaços na Freguesia do Areeiro (Lisboa, Portugal) de modo a relacionar as suas diferentes dimensões – capacidade de inclusão, actividades significativas, conforto, segurança, aprazibilidade – com o valor de venda das unidades habitacionais adjacentes aos espaços. Retiraram-se assim conclusões relativamente à interferência de algumas características específicas do espaço na valorização dos bens imóveis. Verificou-se não serem as características de dimensão Social (MORO, 2011), de Capacidade de Inclusão ou de Actividades Significativas (METHA, 2014) as que mais influenciam o valor do imobiliário. De acordo com o trabalho realizado, as características do espaço relacionadas com os conceitos Imagem/Identidade (ALVES, 2003), Prestígio (GONÇALVES, 2009), Conforto e Imagem (PPS, 2014) ou Aprazibilidade (METHA, 2014), revelaram-se determinantes para a formação deste valor.
Método de Avaliação, Qualidade, Espaço Público, Valor Imobiliário

novembro 27, 2014, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ana Isabel Loupa Ramos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Álvaro Pereira Antunes Ferreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado