Dissertação

Ainda há lugar para os Mercados Municipais? Repensar o consumo, as sociabilidades e as centralidades urbanas. Os casos de Barcelona e Lisboa. EVALUATED

Os mercados retalhistas desempenharam um papel essencial na distribuição de produtos de qualidade às populações e foram um símbolo de comércio urbano autêntico. Primeiro como recintos ao ar livre e mais tarde como estruturas cobertas, sobreviveram às mudanças da sociedade, com um papel social, cultural, urbano e económico importante. Fruto das mudanças de contexto, dos hábitos de consumo e do aparecimento de uma oferta competitiva adaptada ao novo panorama, o desenvolvimento e conservação deste equipamento público tradicional tem sido posto em causa. A presente dissertação tem como objectivo repensar o lugar dos mercados no contexto actual da sociedade. Parte-se de um aprofundamento da sua história como espaço comercial e espacial, procura-se entender como é que o mercado retalhista se relaciona com a cidade e a população e quais os factores a ter em conta neste novo contexto. Faz-se uma prospectiva do futuro dos mercados, analisando as consequências da inacção e vantagens de uma intervenção, com recurso a alguns exemplos internacionais. São identificadas várias componentes que se consideram mais relevantes para o renascimento dos mercados municipais e é proposta uma metodologia de intervenção e um quadro de diagnóstico. O quadro é aplicado a dois mercados renovados em Barcelona, mercado de Barceloneta e mercado da Concepció e a dois mercados em Lisboa, mercado da Ribeira e mercado de Campo de Ourique, de modo a identificar a metodologia de intervenção nas duas cidades.
mercado, integração urbana, valor social, simbolismo, identidade

novembro 18, 2014, 15:15

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Jorge Manuel Gonçalves

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar