Dissertação

O espaço de um bibliófilo. A importância da experiência profissional orientada intercalada com o tempo académico EVALUATED

Para a presente dissertação propus-me a realizar uma investigação em torno da relação do Ensino da Arquitetura com a prática profissional, fundamentada pela perceção pessoal e pela abordagem a várias teorias relativas ao ensino/aprendizagem e à consolidação do conhecimento pela via da prática, tanto em ambiente académico, como de estágio profissional centrado na prática do projeto. O corpo desta investigação compõe-se pela análise da evolução do Ensino da Arquitetura até à atualidade, pelo estudo da forma como o Projeto de Arquitetura está a ser lecionado no Instituto Superior Técnico, através da prática profissional e académica de cada um dos professores correspondentes, pela abordagem a diferentes teorias sobre o ensino/aprendizagem elaboradas por diversos autores, pela descrição das minhas experiências profissionais realizadas ao longo do curso e, finalmente, pelo relatório detalhado de um projeto desenvolvido primeiro em ambiente académico e depois em prática profissional. Este trabalho permite a discussão de qual a importância de intercalar a experiência profissional orientada no tempo de formação académica do futuro arquiteto. A pertinência de levar a cabo essa experiência abre a nova discussão sobre o momento certo e o tipo de experiência profissional orientada a ser procurada, e ainda para discussão futura, qual o papel da Dissertação de Mestrado na construção de um conhecimento crítico de todo o processo de aprendizagem que alicerce a ação do futuro arquiteto.
Ensino da Arquitetura, Conhecimento Tácito, Prática profissional orientada, Projeto

Novembro 21, 2017, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco Manuel Caldeira Pinto Teixeira Bastos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Álvaro Luís Puntoni

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo

Professor Adjunto