Dissertação

Atlas dos Centros Escolares na Área Metropolitana de Lisboa EVALUATED

Esta dissertação visa registar as mudanças realizadas em Portugal, nas infraestruturas escolares que integram a rede pública municipal destinada à educação pré-escolar e ao 1º ciclo do ensino básico considerando o período que sucedeu à publicação da Lei-Quadro para a Educação Pré-Escolar (1997) e ao Programa Nacional de Requalificação da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar (2007) e estabelecer uma base de dados cuja informação permita identificar as caraterísticas dos respetivos recintos e edifícios e funcionar como um referencial para apoio à avaliação das suas condições de uso e à comparação de níveis de desempenho. Para o efeito foi realizado o levantamento e a caraterização tipo-morfológica de um conjunto de 164 infraestruturas escolares intervencionadas ou construídas de raiz nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. No levantamento foram recolhidos e intersetados os elementos gerais de caraterização dos edifícios escolares. A dissertação está organizada em três partes. Na primeira aborda-se o processo de transformação a que as infraestruturas escolares da rede pública destinada à educação pré-escolar e ao 1º ciclo do ensino básico foram sujeitas, no que respeita aos modos de produção e programa funcional. Na segunda apresenta-se o universo de estudo e procede-se à sua caraterização tipo-morfológica. Na terceira e última parte é feita a análise detalhada de uma infraestrutura escolar constituída em estudo de caso, tendo como foco a avaliação qualitativa das suas condições de uso. Em anexo são apresentadas as fichas de caraterização das 164 infraestruturas escolares consideradas no levantamento.
infraestrutura escolar, recinto, edifício, análise tipo-morfológica, condições de uso

novembro 19, 2015, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático