Dissertação

Projecto Urbano - Santa Apolónia a Xabregas EVALUATED

O processo de industrialização iniciado na segunda metade do século XIX que levou à expansão da cidade de Lisboa para Norte provocou uma diminuição na ligação e relação entre a cidade e o rio. Este facto prende-se com a conquista de área ao rio, através da regularização da sua margem com aterros planos de grandes dimensões, onde rapidamente se desenvolveram e instalaram modernas infraestruturas, tais como, a Avenida Infante D. Henrique, a linha férrea de Santa Apolónia, complexos portuários e industriais. Aliada a esta expansão, a morfologia do terreno, adjacente ao território em estudo, constitui também em si um grande obstáculo à relação de continuidade urbana, impondo-se ao longo de uma grande extensão como uma barreira física. A cidade na envolvente do território em estudo caracteriza-se por um tecido urbano heterogéneo, potenciado por um crescimento faseado no tempo, não se regendo por um plano geral, o que conduziu a uma malha desorganizada e fragmentada que apresenta um grau elevado de descontinuidade urbana e uma estrutura do espaço público de fraca qualidade. Todavia, mesmo com as mais variadas condicionantes que se verificam, este território beneficia da sua localização na cidade com um enorme potencial urbano, cultural e vivencial. Pretende-se assim elaborar uma estratégia global que potencie a integração e diálogo do território do projeto com a sua envolvente e que, não só permita favorecer a revitalização, como também articular e agregar uma estrutura de espaços públicos, verdes e equipamentos que sirva como coluna vertebral da intervenção.
FRENTE RIBEIRINHA, ESPAÇO PÚBLICO, MOBILIDADE, INFRAESTRUTURAS, CONTINUIDADE URBANA

novembro 29, 2013, 9:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Nuno José Ribeiro Lourenço Fonseca

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado