Dissertação

Espaços para a infância. O projecto centrado na criança EVALUATED

Esta tese articula o projecto dos espaços para a infância com filosofias pedagógicas centradas na criança, estabelecendo um ethos comum e o espaço construído como o “terceiro professor”. Constatando que, quer espaços para a infância, quer infância, são construções sociais e que o discurso oficial não endereça a educação e acolhimento na primeira infância como uma ferramenta para o desenvolvimento infantil, nem os benefícios da arquitectura; este estudo expõe um entendimento de infância que fundamenta o papel dos espaços para a infância. Assim, o potencial pedagógico do ambiente construído pode ser explorado, endereçando as necessidades, interesses e a cidadania das crianças. Uma revisão bibliográfica das perspectivas sobre o desenvolvimento da criança, focando a sua relação com o espaço construído, indica variáveis espaço-funcionais que suportam esse desenvolvimento e a sua integração psicológica e social no mundo. Adicionalmente, caracteriza-se e adopta-se na análise do estudo de caso uma metodologia participativa para o conhecimento das perspectivas das crianças sobre os espaços que habitam. Estes métodos realçam a importância do processo de projecto interdisciplinar, contextualizado e intergeracional. O estudo de caso desenvolve-se cruzando perspectivas: as abordagens formal e participada concorrem para a análise qualitativa do ambiente construído, caracterizando o espaço não só na sua componente física. Comprova-se que o entendimento do espaço vivido através das perspectivas das crianças dispõe informação inatingível sob a perspectiva da racionalização.
espaços para a infância, jardim de infância, projecto centrado na criança, mosaic approach.

novembro 28, 2013, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vítor Manuel de Matos Carvalho Araújo

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar