Dissertação

Abordagem morfológica no estudo dos aglomerados urbanos. Caso de estudo: Montemor-o-Novo EVALUATED

A dissertação tem como objectivo o desenvolvimento de uma abordagem morfológica para o estudo de aglomerados urbanos. Na primeira parte pretende-se fazer um enquadramento da Tradição Conzeniana, recolhendo sados sobre as metodologias de Conzen e a sua influência na investigação urbana. Na segunda parte pretende-se realizar uma análise de evolução urbana da cidade de Montemor-o-Novo, comparando a história do aglomerado com as respectivas formas de crescimento. As cidades alargam os seus limites não de uma forma constante, mas em fases. Foram estudados os vários períodos da história da cidade, o que nos permitiu a sua divisão em três grandes momentos ? Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Estes três períodos distinguem-se uns dos outros no que diz respeito ao traçado das ruas, à forma dos quarteirões e à dinâmica de crescimento da malha. Enquanto que na Idade Média as ruas são resultado do crescimento espontâneo do casario, na Idade Moderna houve a abertura de ruas muito importantes para a travessia da cidade. Neste último período existiu ainda um grande avanço na malha da cidade com quarteirões com formas orgânicas semelhantes aos do Período Medieval e quarteirões com alguma racionalidade assinalada mais próximos da malha regrada da Idade Contemporânea. Através da análise da evolução histórica dos elementos da paisagem urbana de Montemor-o-Novo foi possível relacionar a forma, as tipologias edificatórias e as Unidades Tipo-Morfológicas, com os seus principais períodos de expansão. Com base nesta abordagem defendida por Conzen foi possível compreender como a cidade adquiriu a complexidade que apresenta actualmente.
Conzen, História, Morfologia Urbana, Unidades Tipo-Morfológicas, Montemor-o-Novo

novembro 17, 2011, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Salvador de Matos Ricardo da Costa

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar