Dissertação

Do cheio para o vazio. Metodologia e estratégia na avaliação de espaços urbanos obsoletos EVALUATED

Da dificuldade em atribuir uma classificação a um conjunto de espaços obsoletos, impôs-se-nos a necessidade de compreensão do que são esses espaços na cidade. A sua definição é muito complexa e associada a ela surgem outros conceitos - ?Vazios Urbanos?, Terrain Vague ? para os quais também ambicionamos uma definição clara e global. Esta dissertação pretende aclarar um problema epistemológico que deriva de mutações emergentes da cidade e do espaço público, e constitui oportunidade para importante reflexão, assim como responder à necessidade emergente de reinvenção dos espaços públicos e do mundo urbano em geral, fruto de uma sociedade em mudança, percebendo quais e como são efectivamente os espaços públicos do presente e do futuro. Procurámos assim desenvolver uma metodologia de forma a poder elaborar estratégias para a introdução destes espaços no desempenho da cidade. Essas estratégias têm como ponto de partida um caso de estudo, apoiando-se na mobilidade urbana como elemento agregador destes ?novos? espaços, na cidade existente e, incorporando um carácter de mudança e risco associado a cenários de incerteza, subjacente a um novo urbanismo que se desenhe na cidade actual, como reflexivo, participativo, flexível e performancial. O que podemos concluir é que a maior complexidade da cidade se traduz nos espaços públicos, que sofrem processos de desterritorializão e reterritorializão, originando o aparecimento de espaços urbanos obsoletos, ou de transição e no seu grau de obsolescência, que se pode traduzir em espaços urbanos desocupados, desafectados e subutilizados, que têm diferentes potenciais estratégicos para o desenho urbano.
Cidade Contemporânea, Espaço Público, 'Vazios (Urbanos)', Terrain Vague, Mobilidade

novembro 23, 2010, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Filipe Pinheiro de Serpa Brandão

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar